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26 Fevereiro de 2020 | 20h51 - Actualizado em 26 Fevereiro de 2020 | 21h15

Avaliação institucional do ensino superior em análise em Benguela

Benguela - Gestores de instituições públicas e privadas do ensino superior debateram, nesta quarta-feira, na cidade de Benguela, aspectos relacionados com a avaliação institucional e desenvolvimento deste subsistema de ensino, visando a melhoria da sua qualidade.

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Eugénio Silva, Secretário de Estado do Ensino Superior

Foto: Clemente dos Santos

Segundo o Secretário de Estado do Ensino Superior, Eugénio Silva, o encontro visou capacitar os gestores das diversas instituições em relação a avaliação dos cursos de medicina e das ciências de saúde, sendo interessante a partilha também dos normativos existentes.

Os participantes partilharam documentos fundamentais que vão ajudar na realização dos processos de auto-avaliação dos cursos e da avaliação externa, que será feita por comissões de avaliações integradas por especialistas e membros das comissões socioprofissionais, disse.

“É necessário que os presentes saiam de Benguela mentalizados da importância da criação de condições, no terreno, para a materialização destas tarefas”, enfatizou.

Por outro lado, defendeu a necessidade de se trabalhar na divulgação do regulamento do desempenho docente, já que, este ano, o sector tem a incumbência de dar início ao processo de avaliação dos docentes.

Para que essa avaliação ocorra, disse, o processo tem especificidades próprias a considerar, nomeadamente conhecer as características do corpo docente disponível, as condições das instalações e equipamentos, o currículo, a gestão dos cursos, os processos de ensino/aprendizagem, controlo da assiduidade dos estudantes, bibliografia, entre outros factores.

Numa antevisão do início do ano lectivo 2020, frisou que tudo está a postos para sua abertura oficial, nesta sexta-feira, 28, a partir do campus arena do Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela, a julgar pelas condições criadas.

Quanto aos desafios do sector, apontou a avaliação dos cursos, que começa com as ciências médicas e o sector de enfermagem, a continuidade do processo de harmonização curricular, já em curso, a promoção da revisão dos planos curriculares de todos os cursos ministrados no subsistema do ensino superior, a supervisão do funcionamento das diversas instituições, assim como promover e incentivar o financiamento das iniciativas de investigação científica.

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