Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

26 Fevereiro de 2020 | 22h12 - Actualizado em 26 Fevereiro de 2020 | 21h49

Escolas do Cunene beneficiam de kits de primeiros socorros

Ondjiva - Trinta escolas do ensino primário e do I ciclo da província do Cunene, beneficiaram hoje, quarta-feira, em Ondjiva, de kits de primeiros socorros, pela direcção Nacional da Acção Social do Ministério da Educação, no âmbito do Programa Nacional de Saúde Escolar.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Constam desses kits, máscaras, compressas, soro fisiológico, água oxigenada, álcool, termómetros, paracetamol, betadina, ligaduras, luvas e tesouras, para assistência de eventuais casos de acidentes que ocorrerem nos recintos escolares.

Na ocasião a representante da direcção Nacional da Acção Social, do Ministério da Educação, Madalena Joaquim, disse que a iniciativa surge através de um protocolo assinado entre os ministérios da Saúde e da Educação, para a prevenção, promoção e atenção à saúde dos alunos.

Fez saber que com esta acção, o governo pretende dar resposta aos pequenos acidentem que acontecem nas escolas, dando assim capacidade aos agentes de responderem prontamente quando sucederem.

A responsável, salientou que além dos primeiros socorros, fazem parte desta primeira fase do programa a abordagem de temas nas comunidades sobre a saúde oral e higiene pessoal, visto que verificasse o elevado índice de alunos com cárie dentária.

Por seu torno, o director do Gabinete Provincial da Educação no Cunene, Domingos de Oliveira, realçou a importância do projecto, na medida em que vai poder contribuir para o êxito do processo de ensino e aprendizagem.

Informou que a província dispõe de 90 agentes escolares formados para trabalhar em coordenação com as unidades sanitárias.

No presente ano lectivo, Cunene conta com 235 mil e 107 alunos matriculados, em 887 escolas, assegurados por seis mil e 969 professores do ensino primário ao II ciclo do ensino secundário.

O Programa Nacional de Saúde Escolar foi lançado em Abril de 2019 em Luanda, pelos Ministérios da Educação  e da Saúde, conta com a parceria da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

 

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 14/02/2020 21:09:58

    Polícia reforça combate à venda de manuais escolares

    Ondjiva - O comandante da Polícia Nacional em exercício no Cunene, subcomissário Alberto Paulo Bala, garantiu, nesta sexta-feira, em Santa-Clara, município de Namacunde, o reforço das acções de fiscalização para travar a venda dos manuais escolares do ensino primário.

  • 11/02/2020 17:38:59

    Educação implementa I ciclo para adultos no Cunene

    Ondjiva - Duzentos e 16 alunos dos seis municípios da província do Cunene foram abrangidos, no presente ano lectivo, na primeira fase de implementação do I ciclo do ensino secundário no subsistema de ensino de jovens e adultos com atraso escolar.

  • 05/02/2020 13:20:55

    Escolas de Luanda com fraca adesão

    Luanda - Corredores isolados, salas e pátios de recreio vazios é o cenário registado, nesta quarta-feira, primeiro dia de aulas em algumas escolas da cidade de Luanda, fruto da fraca adesão dos alunos.