Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

19 Março de 2020 | 21h29 - Actualizado em 19 Março de 2020 | 21h29

Malanje: Ensino será avaliado por gabinetes psico-pedagógicos

Malanje - Oito Gabinetes Psico-pedagógicos, para experiência piloto, serão criados este ano, numa primeira fase em igual número de escolas primárias da província, visando o estudo e avaliação dos problemas de aprendizagem dos alunos, para melhoria do sistema.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Para tal, arrancou hoje (quinta-feira), nesta cidade, uma formação para os professores e técnicos dos futuros Gabinetes Psico-pedagógicos, a fim de serem dotados de ferramentas que lhes habilitam a detectar dificuldades dos alunos e consequentemente buscar soluções, sobretudo aqueles com necessidades especiais.

A informação foi dada hoje à Angop, pela coordenadora da referida formação, Filipa Macanzo, referindo que os participantes serão dotados de matérias de educação inclusiva e estes deverão disseminar as mesmas aos outros professores e psicólogos, através de seminários a serem realizados em Maio deste ano.

A responsável, não revelou as instituições de ensino nem as localidades inicialmente seleccionadas, mas precisou que o projecto vai abranger todos os sectores de professorados da província.

“Foi já lançado o projecto para a criação dos Gabinetes Psico-pedagógicos e sensibilizados gestores escolares para a sua adesão e agora iniciou a formação dos quadros que trabalharão nos mesmos”, esclareceu, acrescentando ser estratégia do Gabinete Provincial de Educação, primeiro preparar as pessoas e depois criar os espaços de intervenção.

Lembrou que a expansão dos referidos Gabinetes será feita gradualmente nos catorze municípios da província, de acordo com os resultados alcançados.

Os Gabinetes Psico-pedagógicos terão a missão de detectar precocemente os problemas de aprendizagem para que em tempo oportuno sejam superados, sobretudo as questões comportamentais dos alunos, que em muitos casos influenciam negativamente na assimilação dos conteúdos.

A formação dos técnicos, ora iniciada, decorrerá todas as quintas e sextas-feiras da semana, até ao dia 17 de Abril próximo, e nela serão ministradas matérias relacionadas com o perfil do psico-pedagógico desde a orientação escolar, modalidades de atenção psico-pedagógica, avaliação, diagnóstico e intervenção psico-pedagógica, atenção as diferenças individuais, deficiência de atenção e hiperactividade, entre outras.

Consta ainda dos temas, processo de inclusão sócio-educativa aos alunos com necessidades educativas especiais, técnicas para o diagnóstico e intervenção à alunos com autismo, deficiências auditivas e visuais, inventário de problemas de comunicação em grupos de trabalho.

Leia também
  • 17/03/2020 16:25:45

    Cuando Cubango inicia distribuição de material escolar

    Menongue - O processo oficial de distribuição do material didáctico no Cuando Cubango iniciou hoje, terça-feira, numa acção orientada pelo governador da província, Júlio Bessa.

  • 13/03/2020 19:09:04

    ISPPM arranca ano académico com mais de mil estudantes

    Menongue - O Instituto Superior Privado de Menongue (ISPPM), única instituição do ensino superior privado na província do Cuando Cubango, arrancou o ano académico 2020 com 1594 estudantes, 400 dos quais matriculados pela primeira vez.

  • 11/03/2020 01:25:18

    Escola de ensino especial carece de professores

    Mbanza Kongo - Nove professores especializados em linguagem gestual são necessários para completar o quadro docente na Escola do Ensino Especial, localizada na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, informou, nesta terça-feira, o director da instituição, Pedro Cordeiro.