Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

20 Março de 2020 | 14h38 - Actualizado em 20 Março de 2020 | 14h38

Programa de água vai beneficiar 27 escolas do ensino primário

Huambo - Pelo menos vinte e sete escolas do ensino primário dos municípios do Huambo e Caála vão beneficiar, este ano, de igual número de furos de água, para entre vários objectivos contribuírem no combate de doenças tropicais negligenciadas no seio das crianças.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O facto foi avançado hoje, sexta-feira, à Angop, pelo responsável da Organização Não-governamental (ONG) The Mentor Initiative, Pablo Eulogio, tendo assegurado que a iniciativa vai beneficiar mais de 17 mil crianças dos dois municípios, orçados em mais de 38 mil dólares norte americanos.

Disse que, nesta altura, três escolas da Calima (município do Huambo) e da Caála já têm os furos concluídos com os respectivos sistema de distribuição de água, um projecto que está a ser desenvolvido em parceria com a Organização Não-governamental Visão Mundial.  

Informou que estão previstas ainda este ano a construção de 110 latrinas, em 35 instituições de ensino/aprendizagem, com o objectivo de beneficiar 330 mil discentes, principalmente em instituições escolar com maior número de alunos.

De acordo com Pablo Eulogio, prevê-se igualmente a realização de 930 visitas de supervisão em 465 escolas, assim como 20 palestras de sensibilização contra as doenças tropicais e, ao mesmo tempo, capacitar os alunos sobre a lavagem das mãos.

Noutra parte das suas declarações, o interlocutor referiu que em 2019 foram realizadas 996 visitas de supervisão sobre o programa de lavagem das mãos, com um total de 16 palestras, além da distribuição de 330 kits sobre o aludido projecto, marcado com a construção de latrinas em 40 escolas do ensino de base.

Também, prosseguiu, a ONG The Mentor apoiou a formação de agentes comunitários sobre a manutenção de furos de água, instalados em nove escolas do ensino primário, na comuna da Catata, município da Caála, com a parceria do Gabinete da Educação nesta província.

A The Mentor Initiative é uma ONG que trabalha em parceria com o Governo de Angola na prevenção e combate às DTN's (doenças tropicais negligenciadas) e a malária nas províncias do Bengo, Bié, Cuando Cubango, Cuanza Sul, Cunene, Huambo, Uíge e Zaire.

Na província do Huambo, em particular, desenvolve a sua actividade em parceria com os gabinetes da Educação e da Saúde, com a implementação do programa “ASHE”, nas escolas do ensino primário dos municípios da Caála e Huambo, numa acção que visa quebrar o ciclo de propagação de parasitas e infecções, cujo combate depende das boas práticas de higiene, com realce para a lavagem das mãos com água e sabão.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também