Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

26 Março de 2020 | 20h04 - Actualizado em 26 Março de 2020 | 20h04

Administrador de Cambulo quer faculdade na localidade

Cambulo - O administrador municipal de Cambulo, Silvestre Cheleca, manifestou a necessidade de abertura de uma faculdade na circunscrição para permitir aos jovens a continuação do processo de formação.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo Silvestre Cheleca, que falava à imprensa a propósito do ensino no município, o actual núcleo de ensino superior da  Universidade Lueji A’nkonde, com apenas o curso de pedagogia, com mais de 100 estudantes, não corresponde a demanda.

Para o responsável, o município já justifica uma faculdade, sobretudo para os cursos de engenharia (geologia e minas, electromecânica, electricidade), para permitir que as empresas de exploração diamantífera encontrem na circunscrição mão-de-obra qualificada, sem precisar importar quadros em outros pontos do país.

Com a implementação de faculdade de uma destas especialidades, abre-se o caminho para a promoção do auto-emprego e da promoção de empregos directos e indirectos.

O responsável disse que a escassez de vagas no núcleo do ensino superior  e a ausência de uma faculdade, obriga os jovens com ensino médio concluído a se deslocarem  ao município de Chitato.

Assegurou que o município tem condições para  uma faculdade e que está a negociar com a direcção da Universidade Lueji A’nkonde  um  acordo para  se efectivar a médio e longo prazo este desiderato.

Considerou urgente a abertura, por parte do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (Inefop), de um centro de formação para que os jovens sem recursos para suportar o ensino superior se especializem em alguma área e promovam o empreendedorismo.

O município de Cambulo tem mais de 60 mil habitantes.

Leia também
  • 19/03/2020 19:20:09

    Reitor apela rigor na formação dos estudantes de Direito

    Dundo - O reitor da Universidade Lueji A'nkonde, Carlos Yoba, apelou hoje, quinta-feira, no Dundo, província da Lunda Norte, maior rigor na formação dos estudantes do curso de Direito, por ser um ramo fundamental na promoção do Estado de Direito.

  • 18/03/2020 13:16:50

    PIIM contempla quatro escolas em Cambulo

    Cambulo - Quatro escolas, sendo duas com 12 salas e duas de sete salas de aulas, começam a ser erguidas este ano no município de Cambulo, província da Lunda Norte, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM).

  • 06/03/2020 19:45:02

    Finanças anulam concurso público de construção de escolas

    Dundo - Um concurso público para construção de duas escolas, no município de Lucapa, província da Lunda Norte, foi anulado pelo Serviço Nacional de Contratação Pública, do Ministério das Finanças, por irregularidades na documentação das empresas vencedoras.