Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

28 Maio de 2020 | 17h51 - Actualizado em 28 Maio de 2020 | 17h51

Reinaugurado Lar de Estudantes do Mona Quimbundo

Saurimo - O Lar para acolhimento de estudantes foi reinaugurado hoje, quinta-feira, na comuna do Mona-Quimbundo, município de Saurimo (Lunda Sul).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A infra-estrutura construída numa área de 279 metros quadrados, conta com uma capacidade de albergar 80 alunos internos, tendo orçado aos cofres do Estado 17 milhões de kwanzas.

Possui possui dois dormitórios (masculino e feminino), refeitório,  cozinha, área administrativa e diversos gabinetes.

A instituição foi construída em 2011 e ficou sem albergar estudantes há sensivelmente quatro anos, fruto da sua degradação física.

O administrador  municipal de Saurimo,  Neves Romão, disse que a infra-estrutura vai contribuir na diminuição de crianças fora do sistema de ensino, sobretudo àquelas que vivem em aldeias distantes da sede comunal.

Por seu turno, o administrador da comuna do Mona Quimbundo, Armando Luís, enalteceu a reabilitação do  lar para acolhimento dos estudantes.

O diai-ao do Mona Quimbundo

O responsável avançou que a comuna vive inúmeros problemas, com destaque  para o défice de escolas,   postos médicos, energia eléctrica, água potável e as vias de acesso.

Actualmente conta apenas com cinco estabelecimentos de ensino, quatro postos de saúde, um hospital comunal.

Ao todo foram matriculados no presente ano lectivo 5.840 alunos.

Armando Luís apelou a classe empresarial a investir no ramo da agricultura e comércio a grosso e retalho.

Ainda  no quadro das  comemorações   do 64º quarto aniversário da Cidade  de Saurimo,  foi inaugurado uma moagem, com  capacidade para triturar, por/dia, 100 sacos de milho e bombó.

Mona Quimbundo, que dista a 54 quilómetros de Saurimo, conta com uma população estimada em 18.924 habitantes, sendo que a maioria se dedica ao cultivo de arroz, mandioca, frutas e comércio rudimentar.

Leia também
  • 25/05/2020 12:35:57

    Aldeia Zorro ganha escola primária

    Saurimo - A população da aldeia Zorro, na província da Lunda Sul, tem desde hoje (segunda-feira) a primeira escola do ensino primário, com capacidade para albergar 260 alunos ainda no presente ano lectivo.

  • 24/05/2020 09:53:39

    Huíla ganha escola para invisuais

    Lubango - Uma escola de seis salas de aula está a ser construída pela Associação Regional Sul dos Cegos e Amblíopes de Angola (ARSCAA), no Lubango, para beneficiar 940 alunos invisuais.

  • 13/05/2020 16:29:21

    PIIM arranca com uma escola T-7 no Lumbala Nguimbo

    Lumbala Nguimbo - O inicio da construção de uma escola de sete salas de aulas, na sede municipal dos Bundas (Lumbala Nguimbo), marcou o inicio da implementação dos projectos integrados no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).