Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

07 Julho de 2020 | 18h23 - Actualizado em 07 Julho de 2020 | 18h22

Inspectores escolares devem agir com mais rigor

Benguela - A vice-governadora provincial de Benguela para o sector Político, Social e Económico, Deolinda Valiangula, exortou, nesta terça-feira, os inspectores escolares a imprimirem maior rigor no desempenho das suas funções, visando a melhoria da qualidade do ensino.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Vice-governadora de Benguela para o Sector Político, Social e Económico, Deolinda Valiangula

Foto: Henri Celso

Segundo a responsável, que falava na abertura de um curso de formação de 46 novos inspectores da Educação em Benguela, a acção destes centra-se no controlo do funcionamento de todo sistema educativo, daí a sua grande responsabilidade.

Na sua óptica, a interacção com os estabelecimentos escolares impõe ritmos próprios de trabalho, pelo que a acção formativa visa garantir a sustentabilidade das competências dos inspectores, no âmbito do programa de reestruturação e revitalização da inspecção da educação, iniciado em 2009 no país.

Deolinda Valiangula referiu que o curso visa criar também um sistema inspectivo capaz de realizar o controlo, supervisão e avaliação da gestão dos estabelecimentos de ensino, tendo como resultado a promoção do fortalecimento institucional das escolas.

Na mesma senda, a vice-governadora apontou ainda como outro benefício desta acção, a partilha de conhecimentos sobre a inspecção no país, bem como a uniformização das metodologias de intervenção.

Durante dois dias, 46 novos inspectores serão capacitados sobre acção inspectiva, legislação educativa, metodologias da acção inspectiva, bem como participarão de trabalhos práticos de campo.

O encontro está a ser orientado pelo director do Gabinete Provincial da Educação em Benguela, Evaristo Calopa Mário. 

Leia também
  • 02/07/2020 20:25:57

    Baía-farta beneficia de quatro escolas

    Benguela - Quatro escolas de sete salas de aulas cada, com capacidade para dois mil e 900 alunos, estão a ser erguidas no município da Baía-farta, 27 quilómetros a sul da cidade de Benguela, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

  • 15/06/2020 18:44:59

    PIIM proporciona 231 novas salas de aulas em Benguela

    Benguela - Duzentas e trinta e uma novas salas de aulas entram em funcionamento no próximo ano lectivo, na província de Benguela, no âmbito da implementação do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

  • 10/06/2020 20:22:12

    Covid-19: Setenta por cento das escolas de Benguela sem água

    Benguela - Cerca de 70 por cento das escolas do ensino primário, I e II ciclos da província de Benguela estão sem água potável, informou o director do Gabinete Provincial da Educação, Calopa Mário.