Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

07 Agosto de 2020 | 14h56 - Actualizado em 07 Agosto de 2020 | 14h56

PIIM inclui duas escolas primárias em Saurimo

Saurimo - Duas novas escolas de sete salas de aulas cada começaram a ser construídas hoje, sexta-feira, nos bairros Nzangi e Kawazanga, município de Saurimo (Lunda Sul) no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

As duas infra-estruturas, que terão ainda gabinetes, balneários, secretária geral, sala de professores, sala de leitura para os alunos e quadras desportivas, vão acolher, no próximo ano lectivo, mil 260 alunos no sistema normal de ensino

A construção destas infra-estruturas terá duração de seis meses e estão  orçadas em 126 milhões de kwanzas cada.

Em declarações à imprensa, o administrador municipal de Saurimo, Neves Romão, disse que a construção das referidas escolas permitiu a geração de 45 postos de trabalho.

Os empreiteiros das obras já receberam 15 por cento do valor global, tendo na ocasião, sido apelados para o cumprimento dos prazos contratuais.

O acto da consignação das duas escolas foi orientado pelo governador provincial, Daniel Félix Neto.

No presente ano lectivo, foram matriculados 10 mil alunos em todos os subsistemas de ensino, distribuídos 105 salas de aulas, assegurados por 329 professores.

O município de Saurimo conta com 156 escolas, com 133 mil e 723 alunos. Mil e 523 professores garantem o processo de ensino.

Dos matriculados, 54 mil 374 são crianças de 54 escolas do ensino primário.

Para o município de  Saurimo, estão inscritos 20 projectos, no âmbito do PIIM, que incluem postos médicos, escolas, sistemas de captação e  distribuição de águas, reabilitação de quadras desportivas e construção  de vias  secundárias e terciárias.

Leia também
  • 06/08/2020 15:36:16

    Igreja Católica amplia escola na comunidade de Santa Cecília

    Luena - A escola primária da comunidade de Santa Cecília, no bairro Sangondo, afecta à Igreja Católica na cidade do Luena, província do Moxico, será ampliada, de duas para mais de três salas de aula, com apoio da organização europeia denominada "Mamoré".

  • 05/08/2020 12:08:04

    Biblioteca do Dundo com fraca adesão

    Dundo - A única biblioteca da província da Lunda Norte, localizada no centro da cidade do Dundo, regista em média cinco leitores/dia desde a suspensão das aulas em todos os subsistemas de ensino, em Março do ano em curso, face à Covid-19, o que reduziu os níveis de arrecadação de receitas na instituição.

  • 05/08/2020 10:09:25

    Construção do centro de formação condicionado pela Covid-19

    Dundo - A construção do futuro Centro Integrado de Emprego e Formação profissional no município de Chitato, capital da Lunda Norte, pode não ser concretizada este ano, como está prevista, devido a pandemia da Covid-19.