Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

11 Agosto de 2020 | 08h52 - Actualizado em 11 Agosto de 2020 | 08h52

Supervisores pedagógicos actualizam conhecimentos

Menongue - Trinta e cinco supervisores pedagógicos do sector da educação na província do Cuando Cubango participam, desde segunda-feira, em Menongue, num seminário de capacitação pedagógica, no quadro da aplicação do aplicativo EMA.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O aplicativo EMA é um projecto de carácter nacional, cuja fase piloto vai se estender aos nove municípios, uma vez que vai contribuir na melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, através de uma base de dados sobre o desempenho dos professores e um sistema de observação das aulas.

Ao falar na abertura do seminário, o director do Gabinete Provincial da Educação no Cuando Cubango, Miguel Canhime “Cazavube”, disse que o objectivo é melhorar a qualidade de ensino primário em Angola, com destaque na actuação de aspectos didáctico - pedagógico na sala de aula.

O principal foco deste estudo é compreender até que ponto a falta de supervisores pedagógicos afecta a organização e a selecção das estratégias, dos conteúdos, métodos, material didáctico por parte dos futuros professores.

Este processo visa ainda a recolha de dados pela supervisão pedagógica para a formação e qualidade do formador.

Para Miguel Canhime, esta ferramenta requer o envolvimento de todos, para que os supervisores pedagógicos, inspectores e os parceiros sociais da educação  passam usar o aplicativo e se identificarem com o mesmo.

Conforme o responsável, a qualidade de ensino requer um processo de supervisão eficaz, para que se possa aferir as competências pedagógicas, científicas e competências  dos professores.

Por este facto, apelou os supervisores a prestarem atenção aos conteúdos da formação e posteriormente aplicarem, nas escolas, para a melhoria da supervisão pedagógica, com vista ao alcance da excelência pretendida no ensino.

Por seu turno, o representante da People in Need, Edson Graça, disse que o aplicativo vai servir também de base de recolha de informações que serão enviadas, automaticamente, para um banco de dados online, facilitando a análise na tomada de decisões sobre investimentos em termos de recursos humanos e acções voltadas ao aperfeiçoamento profissional.

Durante a formação de cinco dias, os supervisores serão capacitados em matérias sobre a supervisão pedagógica, metodologias desta actividade, controlo da qualidade educativa, plano mestre de formação de professores, metodologias da língua portuguesa, entre outros temas.

Leia também
  • 08/08/2020 18:23:27

    Educação encabeça PIIM no Cuanza Norte

    Ndalatando - Com 26 novas escolas em construção, totalizando 301 salas de aulas, o sector da educação encabeça a lista dos investimentos em curso na província do Cuanza Norte, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

  • 07/08/2020 14:56:39

    PIIM inclui duas escolas primárias em Saurimo

    Saurimo - Duas novas escolas de sete salas de aulas cada começaram a ser construídas hoje, sexta-feira, nos bairros Nzangi e Kawazanga, município de Saurimo (Lunda Sul) no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

  • 06/08/2020 15:36:16

    Igreja Católica amplia escola na comunidade de Santa Cecília

    Luena - A escola primária da comunidade de Santa Cecília, no bairro Sangondo, afecta à Igreja Católica na cidade do Luena, província do Moxico, será ampliada, de duas para mais de três salas de aula, com apoio da organização europeia denominada "Mamoré".