Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

24 Setembro de 2020 | 16h34 - Actualizado em 24 Setembro de 2020 | 16h34

Covid-19: Comparticipação de alunos reforça sistema de biossegurança

Cuito - O director do Gabinete Provincial da Educação no Bié, Evaristo Vitangui Gando, admitiu hoje (quinta-feira), na cidade do Cuito, que a comparticipação dos alunos no processo de ensino vai contribuir no reforço do sistema de biossegurança das instituições escolares, em conformidade com um Despacho Presidencial.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bié: Evaristo Vitangui Gando - director do Gabinete Provincial da Educação

Foto: Bartolomeu do Nascimento

Em declarações à ANGOP, a propósito da criação de condições nas escolas, o responsável sublinhou que o Despacho Presidencial nº229/20 de 16 de Setembro, que orienta a compartição dos alunos do I e II ciclos, além de ajudar a melhorar a gestão financeira das escolas, também vai permitir a aquisição de material de biossegurança, para a mitigação da Covid-19.

Para Evaristo Vitangui Gando, apesar de ainda não se ter determinado o valor da contribuição, há necessidade de uma maior gestão destes fundos, principalmente aquando da aquisição do material de biossegurança como sabão, bacias, baldes, detergentes e outros meios que podem garantir a higienização dos professores e alunos.

Apontou que outros esforços estão a ser envidados pelo Governo da província do Bié, com maior realce na reparação dos quartos de banhos, construção e reparação das manivelas nas instituições escolares, colocação de tanques, sistema de distribuição de água e outros meios de prevenção.

Para os alunos que ainda estudam no ar livre e debaixo das árvores, afirmou que as condições de higienização não fogem das outras, porque nos mesmos espaços serão postos apenas bacia ou balde com água e sabão, bem como respeitar o distanciamento físico.

Referiu que outras instituições, como o Gabinete Provincial da Saúde, também estão empenhados na criação de condições para o reinício das aulas, de forma a cumprir as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre as medidas de biossegurança contra a Covid-19.

O secretário provincial do Sindicado Nacional dos Professores no Bié, Ernesto Nunda, afirmou que a sua classe está pronta para o reinício das aulas, mas considera ser preciso ainda melhorar algumas condições de higienização em algumas escolas, principalmente do I ciclo e do ensino de base.

Salientou que das sondagens efectuadas por uma equipa do sector,  notou-se que algumas escolas do II ciclo na província estão melhor em relação as outras.     

O sector da Educação no Bié controla mil 396 escolas, com uma população estudantil de 625 mil 777 alunos, desde a iniciação até a 13ª Classe, que estão suportados por 13 mil 937 professores.

Leia também
  • 24/09/2020 16:21:10

    Covid-19: Educação forma quadros sobre biossegurança

    Lubango - Pelo menos 30 quadros do sector da educação, entre professores, supervisores, inspectores, coordenadores das Zonas de Influência Pedagógicas e funcionários administrativos estão a ser formados pelo Gabinete Provincial da Educação da Huíla em matérias de biossegurança e integração de tecnologias nas salas de aulas.

  • 18/09/2020 17:33:16

    Covid-19: Escolas do II Ciclo a 95 por cento de prontidão

    Benguela - Pelo menos cem das 112 escolas do II Ciclo do ensino secundário existentes na província Benguela reúnem já 95 por cento das condições necessárias para os utentes lavarem as mãos com água e sabão, informou hoje, sexta-feira, Evaristo Calopa Mário.

  • 17/09/2020 11:24:59

    Passa Bem ganha escola com 15 salas de aula

    Saurimo - Uma escola do ensino primário e do II ciclo, com 15 salas de aula, foi inaugurada hoje no bairro Passa Bem, em Saurimo (província da Lunda Sul), pelo governador, Daniel Neto, no quadro dos festejos do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional.