Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

25 Setembro de 2020 | 12h54 - Actualizado em 25 Setembro de 2020 | 12h54

Escolas do I e II ciclo em condições para o arranque das aulas

Saurimo - Nove escolas do primeiro ciclo e 15 outras do segundo a nível da província da Lunda Sul, foram criadas as condições para o arranque das aulas no dia 05 de Outubro próximo, revelou hoje, sexta-feira, em Saurimo, o director do gabinete provincial da educação, Perfeito Candondolo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à ANGOP, o responsável disse que após a suspensão em Março, depois do registo dos primeiros casos de gripe pelo novo coronavírus (covid-19) no país, as escolas com classes de transição, a 6ª classe no ensino primário, a 9ª no I ciclo, a 12ª e a 13ª no II ciclo do ensino secundário, estão prontos para arrancar.

Explicou que nestas escolas foram colocadas termómetros, lavatórios e recipientes para a higienização das mãos para discentes e docentes.

Fez saber que a única dificuldade prende-se com as escolas do ensino primário por albergar maior número de alunos, que não dispõem de condições para o arranque das aulas, dai que deve a ver sinergias dos encarregados da educação, para que se possa a curto prazo ultrapassar a situação.

Perfeito Candondolo apelou aos pais, encarregados de educação e sociedade civil a continuarem a transmitir aos petizes as medidas de biossegurança, pautando sempre por acções pedagógicas de incentivo, para que elas possam regressas as aulas protegidas e a saber conviver com a actual situação.

De acordo com o calendário, no dia cinco de Outubro começam as aulas no ensino universitário e para as classes de transição do I e II ciclo do ensino secundário (6ª, 9ª, 12ª e 13ª classes).

No dia 19 de Outubro entram em cena os estudantes da 7ª, 8ª, 10ª e 11ª classes, ambas ainda do II ciclo do ensino secundário, ao passo que no ensino primário e no I ciclo começam dia 26 de Outubro.

Antes da suspensão das aulas em detrimento da covid-19, o sector da Educação na Lunda Sul, havia matriculado no presente ano lectivo 248 mil alunos, em 362 escolas, perfazendo mil e 681 salas de aula da iniciação ao ensino secundário do II ciclo, assegurados por quatro mil 121 professores.

Angop/JW

Leia também
  • 25/09/2020 11:37:41

    Covid-19: Namibe conta com duas mil novas carteiras

    Moçâmedes - O Ministério da Educação disponibilizou duas mil carteiras para minimizar a carência em algumas escolas da província do Namibe, no âmbito dos esforços para o cumprimento das medidas de biossegurança, como o distanciamento físico nas salas, com o reinício das aulas, previsto para 5 de Outubro do corrente ano.

  • 24/09/2020 21:24:58

    Covid-19 - Caála com 39 escolas com condições de biossegurança

    Caála - As autoridades do município da Caála (Huambo) identificaram 39 escolas, do ensino primário ao II ciclo, com condições de biossegurança exigidas para o reinício das aulas, a partir do dia 05 de Outubro, de acordo com o chefe de secção local da Educação, Américo Cinco Reis.

  • 24/09/2020 16:34:49

    Covid-19: Comparticipação de alunos reforça sistema de biossegurança

    Cuito - O director do Gabinete Provincial da Educação no Bié, Evaristo Vitangui Gando, admitiu hoje (quinta-feira), na cidade do Cuito, que a comparticipação dos alunos no processo de ensino vai contribuir no reforço do sistema de biossegurança das instituições escolares, em conformidade com um Despacho Presidencial.