Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

01 Outubro de 2020 | 17h38 - Actualizado em 01 Outubro de 2020 | 17h38

Covid-19: Professores no Cuanza Norte são testados na sexta-feira

Ndalatando - Cerca de 500 professores de várias escolas do segundo ciclo, na província do Cuanza Norte, deverão ser testados contra a Covid-19, a partir de sexta-feira, no quadro do reinício das aulas, previstas para o próximo dia cinco deste mês.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Ilustração da Covid-19

Foto: Divulgação

Cuanza Norte: Director do Gabinete Provincial da Educação, Manuel Lourenço

Foto: Diniz Simão

A informação foi prestada hoje, quinta-feira, pelo director do Gabinete Provincial da Educação, Manuel Lourenço, tendo aclarado que a medida a ser implementada, com a parceria do sector da Saúde, visa determinar o estado serológico dos professores em relação à doença, seguido de outros mecanismos de biossegurança a serem implementados ao nível das unidades de ensino.

Disse que para os referidos testes a decorrerem em Ndalatando (capital da província), serão priorizados os professores das 12ª e 13ªclasses dos dez municípios do Cuanza Norte que vão reiniciar a actividade lectiva na próxima segunda-feira.

Manuel Lourenço indicou, por outro lado, que será igualmente criado um posto de testagem da Covid-19 no Posto Policial do Zenza do Itombe para o rastreio dos quadros do sector, localizados em Luanda e que deverão retornar à província para retoma das aulas.

Fez saber ainda que estão também em curso a colocação de torneiras em série, ao nível de várias escolas, para assegurar o processo de lavagem das mãos dos alunos e professores, bem como a aquisição, numa primeira fase, de cerca de 200 viseiras para os professores do ensino especial, visando facilitar a comunicação gestual dos docentes com os alunos, no momento das aulas.

Para as escolas com dificuldades de abastecimento de regular de água, referiu, será adoptada a medida de instalação de reservatórios que serão abastecidos periodicamente por camiões e motos cisternas afectos às administrações municipais.

O sector da Educação no Cuanza Norte controla actualmente um universo de 407 escolas, distribuídas pelos 10 municípios que compreendem a província.

No presente ano lectivo, estão matriculados 171 mil 559 alunos, da iniciação ao segundo ciclo, assegurados por 5 mil 117 professores.

Leia também
  • 29/09/2020 19:40:12

    Covid-19: Huambo com "máquina afinada" para reinício das aulas

    Mungo - As escolas do ensino primário ao II ciclo na província do Huambo têm todo expediente montado para reiniciaram as aulas, a partir do dia 05 de Outubro, com a segurança exigida, em termos das medidas de prevenção e combate à Covid-19.

  • 29/09/2020 18:50:26

    Covid-19: Escolas recebem meios de biossegurança

    Huambo - As escolas do I e II ciclos do ensino secundário da província do Huambo receberam, esta terça-feira, meios de biossegurança distribuídos pelo Gabinete local da Educação, em antevisão o reinício das aulas, previsto para o dia 05 de Outubro.

  • 29/09/2020 16:57:56

    Covid-19: Encarregados de educação divididos no Cunene

    Ondjiva - Os pais e encarregados de educação na província do Cunene mostraram-se hoje, terça-feira, divididos em mandar as crianças a escola, com a retomada das aulas em Outubro deste ano, interrompidas em Março, por causa da Covid-19.