Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

16 Outubro de 2020 | 21h18 - Actualizado em 16 Outubro de 2020 | 21h21

Inaugurado Instituto Agrário da Lunda Sul

Mona Quimbundo - O Instituto Agrário Técnico Profissional da Lunda Sul foi inaugurado esta sexta-feira, na comuna Mona Quimbundo, na cidade de Saurimo, pela ministra da Educação, Luísa Grilo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministra da Educação, Luísa Grilo (arquivo)

Foto: Francisco Miudo

A infra-estrutura construída em 2017 comporta 10 salas de aula, uma de informática e outra para reuniões, laboratórios, biblioteca, oficina tecnológica e matadouro, posto médico, área administrativa, cozinha, refeitório, lavandaria comunitária e campo multiuso.

Nela estão matriculados 114 alunos, devendo as aulas serem leccionadas por 26 professores nas áreas recursos florestais, pecuária, apicultura, silvicultura e auxiliar de agricultura, da 7ª a 9ª classe.

Erguido numa área de 20 hectares, o projecto do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural alberga ainda vacaria, aviário, estação de tratamento de água, dois blocos para tratamento de águas residuais, espaço para prática da agricultura, dois grupos geradores, moradia do tipo T3 para o director da escola, seis do tipo T5 para alunos em regime de internato e casas para professores e funcionários administrativos.

Na ocasião, a governante disse que o ministério vai estudar a possibilidade de elevar a instituição à “categoria” de ensino do primeiro e segundo ciclo, com vista a aumentar as valências da 7ª a 12 classe do ensino geral.

Luísa Grilo procedeu a entrega de um autocarro de apoio aos discentes e duas carinhas, para o corpo directivo.

O acto foi testemunhado pelos ministros da Agricultura e Pescas, António de Assis, dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, e pelo governador da Lunda Sul, Daniel Neto.

Com 18 mil e 950 habitantes, a comuna Mona Quimbundo dista a cerca de 63 quilómetros da cidade de Saurimo, e tem 22 escolas, dentre o ensino primário e segundo ciclo.

Leia também
  • 15/10/2020 16:15:53

    Covid-19: Governador quer sensibilização nas aulas

    Sumbe - O governador provincial do Cuanza Sul, Job Capapinha, orientou, na quarta-feira, o director da educação a reservar alguns minutos, no início de cada aula, em todas as escolas, para a disseminação de mensagens sobre os cuidados a ter-se para a prevenção da covid-19.

  • 14/10/2020 15:57:59

    Covid-19: Educação entrega meios de biossegurança

    Menongue - O Gabinete Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia do Cuando Cubango procedeu, nesta quarta-feira, a entrega de meios de biossegurança às escolares do ensino primário, I e II ciclos do ensino secundário dos nove municípios, no âmbito da criação de condições para segundo turno do reinício das aulas previsto para 19 do corrente mês.

  • 14/10/2020 09:46:02

    Governo da Lunda Sul demole duas escolas por má qualidade

    Saurimo - Duas escolas de sete salas de aulas cada, localizadas nos municípios de Dala e Muconda, província da Lunda Sul, foram demolidas este mês, por má qualidade das obras.