Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Institucional

14 Dezembro de 2018 | 16h00 - Actualizado em 14 Dezembro de 2018 | 22h36

Angola e Cuba realinham Processo Verbal no âmbito da Comunicação Social

Luanda - A implementação do Processo Verbal acordado entre Angola e Cuba, em 2013, dominou o encontro que a directora do Gabinete de Intercâmbio Internacional do Ministério da Comunicação Social, Maria de Lourdes, manteve esta sexta-feira, em Luanda, com o Conselheiro Chefe do Gabinete de Imprensa e Cultura da Embaixada de Cuba em Angola, Raúl González Hernández.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Pormenor do encontro entre a directora de Intercâmbio do MCS e o Conselheiro da Embaixada de Cuba em Angola

Foto: Damásio Gomes

Momento de despedida depois do encontro entre a directora de Intercâmbio do MCS e o Conselheiro da Emabixada de Cuba em Angola

Foto: Damásio Gomes

“Passamos em revista o Memorando de Cooperação firmado em Setembro de 2013, por ocasião da realização da Convenção Internacional de Rádio e Televisão, em Cuba, em que participou uma delegação multissectorial de Angola”, disse o responsável cubano à Angop, no termo do encontro decorrido no Ministério da Comunicação Social.

Salientou que o Processo Verbal versa sobre o intercâmbio de informação (troca de conteúdos de rádio e televisão), música e assistência técnica em matéria de jornalismo, formação artística, bem como promoção da literatura, entre outras áreas, mas que nunca conheceu uma implementação efectiva, daí a necessidade de se rever os mecanismos de actuação.

Neste sentido, disse ser imperioso fazer-se deslocar uma delegação angolana a Cuba, em Setembro de 2019, para participar na próxima edição da Convenção Internacional de Rádio e Televisão, no âmbito das relações históricas e de irmandade existentes entre os dois países.

“Esperamos que, à margem do certame do próximo ano, possamos dar seguimento dos contactos encetados em 2013”, rematou Raúl González Hernández, que exerce o cargo de Conselheiro Chefe do Gabinete de Imprensa e Cultura da Embaixada de Cuba em Angola desde Novembro último.

Por sua vez, a directora do Gabinete de Intercâmbio Internacional do Ministério da Comunicação Social, Maria de Lourdes, realçou a importância do encontro, porquanto serviu para alinhar ideias sobre a forma de implementar o Memorando de Cooperação existente.

Afirmou que as dificuldades financeiras que o país vive desde 2014 têm inviabilizado a execução cabal das acções previstas no documento, pelo que sugeriu um encontro com os responsáveis dos órgãos de comunicação social públicos para se encontrar formas mais expeditas de se avançar com o processo, em função dos recursos disponíveis.

Angola e Cuba estabeleceram relações diplomáticas a 15 de Novembro de 1975 e, desde esta data têm sido consideradas históricas e de irmandade.

Assuntos Comunicação Social  

Leia também
  • 22/12/2018 21:52:57

    Governo advoga aprofundamento da democratização da comunicação social

    Luanda - O Governo vai trabalhar, no próximo ano, no sentido de que o sistema de comunicação social seja cada vez mais aberto, democrático, plural e responsável, anunciou, sexta-feira, o titular do pelouro, João Melo.

  • 05/12/2018 18:21:27

    Comunicólogos instados a primar pela ética

    Luanda - A observância dos princípios da ética e deontologia deve ser o foco principal dos comunicólogos angolanos, no sentido de reforçar em cada um dos formados desta área o verdadeiro papel que os profissionais da comunicação social devem assumir.

  • 17/10/2018 16:49:40

    Sociólogo brasileiro fala sobre evolução da comunicação

    Luanda - O Ministério da Comunicação Social promove, nos próximos dias 22 e 23 deste mês, em Luanda, palestras sobre o actual contexto global da comunicação, no âmbito do lema "Século XXI - A Era da Comunicação".