Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

14 Outubro de 2011 | 17h55 - Actualizado em 14 Outubro de 2011 | 17h54

Doença misteriosa faz vietnamita envelhecer 50 anos em poucos dias

Vietname

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Manila - Nguyen Thi Phuong tem apenas 26 anos, mas poderia ter facilmente mais de 70. O raro fenómeno que a fez envelhecer 50 anos em questão de dias, em 2008, aconteceu após uma reacção alérgica a frutos do mar, informou nesta sexta-feira o jornal britânico Telegraph.uk.


Segundo ela, que mora em Giong Trom, na província de Ben Tre, os medicamentos usados para aliviar os sintomas da alergia provocaram inchaço no rosto e urticárias.


A história ganhou destaque na imprensa local e a jovem começou a ser tratada por especialistas da cidade de Ho Chi Min, que ainda não descobriram as causas para o seu envelhecimento precoce.


Uma das hipóteses é a de que Phuong tenha uma rara doença, a lipodistrofia, que provoca uma anormal distribuição de gordura corporal e faz a pele enrugar, dando a impressão de envelhecimento. Somente duas mil pessoas têm essa doença no mundo.


"Todo o meu corpo coçava. Eu precisava me coçar inclusive à noite, enquanto dormia", contou a jovem, de acordo com o jornal britânico Telegraph.uk.


Ela e o marido, de 28 anos, decidiram contar a história na TV na esperança de ganharem algum dinheiro para pagar as consultas médicas.


Phuong mostrou algumas fotos do seu casamento, em 2006 e lamentou a transformação na aparência. "Há cinco anos eu era bonita e não tão feia como hoje", disse.