Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

18 Abril de 2013 | 19h14 - Actualizado em 18 Abril de 2013 | 19h13

Assassino Breivik converte-se alvo de culto em círculos extremistas

Noruega

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar



    
Oslo - O advogado de Anders Behring Breivik, o norueguês que, em 2011, matou 77 pessoas, expressou a sua preocupação por constatar que o extremista de direita está a se transformar numa "personalidade de culto" em diversos círculos.


"O que é preocupante são as informações recorrentes de todo o mundo que mostram que Breivik está a converter-se num personagem de culto em alguns círculos e considerado uma espécie de modelo por causa de sua fúria contra o multiculturalismo.", escreveu Geir Lippestad no seu novo livro publicado na Noruega.

               
"Quando se vê imagens da Rússia, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Suécia e outros países onde ele tem partidários, Breivik está, sem qualquer sombra de dúvidas, a converter-se num modelo que pode influenciar outras pessoas e fazer jovens tornarem-se terroristas", denuncia.

               
Breivik, que dizia travar uma "cruzada" contra o multiculturalismo, matou 77 pessoas em 22 de Julho de 2011. Primeiro fez explodir um carro-bomba junto à sede do governo em Oslo e depois abriu fogo contra jovens trabalhistas na ilha de Utoya.

               
Em 24 de Agosto, Breivik foi condenado à pena máxima, ou seja, 21 anos de prisão, um castigo que poderá ser prolongado de forma indefinida enquanto for considerado perigoso.