Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

15 Novembro de 2017 | 02h12 - Actualizado em 15 Novembro de 2017 | 02h12

EUA: ONU condena Coreia do Norte por testes nuclear e balístico

Nações Unidas - O Comité de Direitos Humanos da Assembleia Geral das Nações Unidas condenou nesta terça-feira a Coreia do Norte por realizar testes nucleares e balísticos enquanto seu povo passa fome.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Coreia do Norte - Exerci?cios Militares (Arquivo).

Foto: Google/Divulgação

Em resolução redigida pela União Europeia e Japão e adoptada por consenso, o Comité manifesta ainda sua preocupação com o desempenho de Pyongyang em matéria de direitos humanos.

A medida será debatida na Assembleia Geral da ONU em Dezembro.

A Coreia do Norte realizou este ano seu sexto teste nuclear e uma série de disparos de mísseis, incluindo balísticos intercontinentais, enquanto 70 porcento da população - cerca de 18 milhões - padece com a falta de alimentos.

Com o apoio de 61 países, a resolução condena Pyongyang por "desviar seus recursos para a obtenção de armas nucleares e mísseis balísticos em detrimento do bem-estar de seu povo".

Mais da metade da população norte-coreana sofre com a escassez de alimentos e cerca de 25 porcento vive em desnutrição crónica, destaca o texto, que também condena a "prolongada" e "sistemática" violação dos direitos humanos.

O Comité manifesta ainda sua preocupação com "torturas, execuções sumárias, prisões arbitrárias e sequestro de estrangeiros dentro e fora de seu território".

Assuntos Condenação  

Leia também
  • 06/10/2017 08:32:48

    EUA: Executado homem condenado à morte

    Washington - Um homem condenado à morte por um duplo homicídio foi executado na noite de quinta-feira, no estado da Flórida, depois de anos a declarar a sua inocência, informou o canal local CBS12.

  • 15/09/2017 13:22:05

    ONU condena novo teste balístico da Coreia do Norte

    Nações Unidas - O secretário-geral da ONU, António Guterres, qualificou nesta sexta-feira como uma "manifesta violação" das resoluções do Conselho de Segurança o novo teste balístico realizado pela Coreia do Norte.

  • 25/08/2017 02:09:11

    Flórida executa condenado com droga nunca antes aplicada

    Miami - A Flórida executou na quinta-feira o seu primeiro preso em quase dois anos, usando uma injeção letal com uma droga que nunca foi empregada nos Estados Unidos, informou a AFP.