14 Novembro de 2017 | 18h44 - Actualizado em 15 Novembro de 2017 | 11h52
EUA aprovam primeira pílula electrónica
Washington - As autoridades federais americanas autorizaram a comercialização do primeiro comprimido electrónico, capaz de indicar se o paciente tomou o remédio e quando tomou.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Caixa Do Comprimido Temporizador Cronometragem Electrónica automática Caso Pílula Caixa de Medicina de Viagem Porta?til
Foto: Google/Divulgação
Um sensor inserido na pílula emite um sinal que permite determinar a hora e a data em que ela foi ingerida, informou a Administração de Medicamentos e Alimentos (FDA) num comunicado.
Este sistema de rastreamento foi autorizado para um tratamento contra a esquizofrenia, manias agudas e transtorno bipolar.
Trata-se do aripiprazol, comercializado sob o nome de Abilify desde 2002. A versão electrónica se chama Abilify MyCite.
Uma vez ingerida a pílula, o seu sensor, composto de cobre e silício, emite um sinal eléctrico ao entrar em contacto com os líquidos do estómago.
Depois de alguns minutos, esse impulso eléctrico é captado por um patch colocado no tórax.
O patch, que deve ser substituído toda semana, transmite, então, a informação para um aplicativo que permite aos pacientes comprovarem a ingestão do medicamento em seu celular.
Os pacientes também podem permitir o acesso de seus médicos ao sistema através de um site.
"É possível rastrear a ingestão de medicamentos receitados, pode ser útil para pessoas com enfermidades mentais", afirmou o doutor Mitchell Mathis, director da divisão de tratamentos psiquiátricos do Centro de Pesquisa e Avaliação de Medicamentos da FDA.
Mas a FDA assinala que este sistema de rastreamento ainda não demonstrou capacidade de melhorar a ingestão regular de medicamentos.
O Abilify MyCite é comercializado pelo grupo farmacêutico japonês Otsuka Pharmaceutical Co., enquanto que o sensor e o patch são fabricados pela americana Proteus Digital Health.
Assuntos Saúde
Leia também
-
28/10/2017 17:20:42
Temer recebe alta segunda-feira após cirurgia
São Paulo - O presidente Michel Temer receberá alta na segunda-feira depois de ter sido submetido a uma cirurgia em função de um hiperplasia (aumento) benigna da próstata, informou neste sábado a equipa médica que o acompanha.
-
25/10/2017 12:42:23
UE adia voto sobre renovação de licença do glifosato
Bruxelas - Os analistas dos países europeus não votaram hoje, quarta-feira, sobre a renovação da licença de glifosato na União Europeia, informou a Comissão Europeia, que anunciou uma nova data em breve para um pronunciamento sobre o polémico herbicida.
-
24/10/2017 10:09:39
Siamesas separadas após cirurgia de 15 horas na Guatemala
Cidade da Guatemala - Médicos guatemaltecos separaram com êxito nesta segunda-feira, após 15 horas de cirurgia, duas siamesas de dois meses unidas pelo tórax, informou o director do hospital público Roosevelt, Marco Barrientos.