Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

20 Março de 2017 | 23h54 - Actualizado em 21 Março de 2017 | 13h08

Guterres planea substituir missão da ONU no Haiti

Nações Unidas, Estados Unidos - O secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, quer acabar com a missão dos capacetes azuis no Haiti até Outubro próximo, substituindo o actual contingente por uma força menor, revela um relatório ao qual a AFP teve acesso nesta segunda-feira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

António Guterres - Secretário Geral da ONU

Foto: JOSE MANUEL RIBEIRO

A proposta de acabar com a MINUSTAH, que está há 13 anos no Haiti, ocorre poucos dias após o governo americano informar que cortará sua ajuda económica às Nações Unidas.

Guterres assinala num relatório enviado na semana passada ao Conselho de Segurança que os 2.370 soldados no Haiti devem ser retirados gradualmente para que a "missão se encerre em 15 de Outubro de 2017".

A nova força no Haiti seria integrada por 295 dos 1.001 policiais que hoje fazem parte da MINUSTAH. O número de pessoal civil também seria reduzido.

"A próxima missão será uma força de manutenção da paz menor, concentrada em proteger o Estado de direito e na formação da polícia" local, precisou Guterres.   

O Conselho de Segurança tomará uma decisão sobre o futuro da MINUSTAH no próximo mês.

Assuntos Internacional  

Leia também
  • 21/03/2017 07:25:32

    Governo americano proíbe dispositivos electrónicos em voos do Médio Oriente

    Washington - Os Estados Unidos da América proibiram a presença de dispositivos electrónicos como tablet e laptop em voos procedentes de vários países do Médio Oriente, segundo empresas de transporte aéreo e a mídia.

  • 21/03/2017 07:14:31

    Francisco Guterres Lu-Olo eleito Presidente do Timor-Leste

    Díli - Francisco Guterres Lu-Olo foi eleito Presidente da República de Timor-Leste nas eleições de segunda-feira última, segundo os dados oficiais relativos à contagem de 90,09 porcento dos votos.

  • 21/03/2017 06:13:36

    Donald Trump reafirma "livrar-se" do EI

    Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou a sua determinação em "livrar-se" do grupo Estado Islâmico (EI), ao receber o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, na Casa Branca.

  • 21/03/2017 05:57:02

    Ex-presidente sul-coreana é interrogada por corrupção

    Seul - A ex-presidente da Coreia do Sul Park Geun-hye, destituída em Dezembro passado, foi interrogada nesta terça-feira sobre o escândalo de corrupção e abuso de poder que a fez perder o cargo.