Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

20 Março de 2017 | 23h54 - Actualizado em 20 Março de 2017 | 23h54

Guterres planea substituir missão da ONU no Haiti

Nações Unidas, Estados Unidos - O secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, quer acabar com a missão dos capacetes azuis no Haiti até Outubro próximo, substituindo o actual contingente por uma força menor, revela um relatório ao qual a AFP teve acesso nesta segunda-feira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A proposta de acabar com a MINUSTAH, que está há 13 anos no Haiti, ocorre poucos dias após o governo americano informar que cortará sua ajuda económica às Nações Unidas.

Guterres assinala num relatório enviado na semana passada ao Conselho de Segurança que os 2.370 soldados no Haiti devem ser retirados gradualmente para que a "missão se encerre em 15 de Outubro de 2017".

A nova força no Haiti seria integrada por 295 dos 1.001 policiais que hoje fazem parte da MINUSTAH. O número de pessoal civil também seria reduzido.

"A próxima missão será uma força de manutenção da paz menor, concentrada em proteger o Estado de direito e na formação da polícia" local, precisou Guterres.   

O Conselho de Segurança tomará uma decisão sobre o futuro da MINUSTAH no próximo mês.

Assuntos Internacional  

Leia também
  • 20/03/2017 06:19:44

    Timor-Leste: Eleitores vão às urnas para escolher novo presidente do país

    Bangcoc - Mais de 740 mil timorenses estão convocados a comparecer às urnas hoje, segunda-feira, para eleger o próximo presidente do país em eleições, as quartas desde a independência de 2002, nas quais o candidato da coligação governante parte como favorito.

  • 19/03/2017 23:40:31

    Canadá: Maggie MacDonnell ganha prémio "Nobel dos professores"

    Dubai - Uma professora canadense que dá aulas em um povoado remoto do Ártico recebeu o Global Teacher Prize, considerado o Nobel dos professores e que premia o vencedor com um milhão de dólares, em cerimónia celebrada em Dubai no domingo.

  • 19/03/2017 23:36:18

    México: Morto jornalista em frente a sua família

    Veracruz - O jornalista mexicano Ricardo Monlui Cabrera foi assassinado a tiros no domingo, quando saía de um restaurante acompanhado por sua esposa e seu filho, em Veracruz, considerado por organismos internacionais o estado mais perigoso do país para o exercício da profissão, informou uma comissão estadual.