Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

19 Junho de 2017 | 14h41 - Actualizado em 19 Junho de 2017 | 14h41

Partido governamental propõe um intocável para a presidência da Índia

Nova Délhi - O partido do primeiro-ministro indiano Narendra Modi designou nesta segunda-feira um advogado da comunidade dos intocáveis como seu candidato para a presidência da Índia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ram Nath Kovind, um advogado de 71 anos que cumpriu dois mandatos na câmara alta do Parlamento, é favorito para suceder Pranab Mukherjee, que deixa este posto honorário no próximo mês.
               
Se chegar ao cargo, seria o segundo presidente intocável da Índia, após K R Narayanan (1997-2002).
               
A oposição liderada pelo Partido do Congresso deve se reunir na quinta-feira para decidir se apoia a candidatura ou se apresenta o seu próprio candidato. No segundo caso, um colégio eleitoral formado pelo Parlamento nacional e as câmaras legislativas dos diferentes estados da Índia decide mediante votação.
               
Mesmo neste cenário, Kovind, actualmente governador de Bihar, mas desconhecido no cenário nacional, tem muitas chances de ser eleito. Muitos partidos regionais prometeram o seu apoio à coligação de governo, liderada pelo Bharatiya Janata Party (BJP) de Narendra Modi.
               
"Tenho certeza de que Shri Ram Nath Kovind será um presidente excepcional e continuará a ser um defensor dos pobres, dos oprimidos e marginalizados", tuitou o líder nacionalista hindu.
               
As castas superiores constituem tradicionalmente a base eleitoral do BJP, mas para aumentar os seus eleitores, os nacionalistas hindus procuram atrair a comunidade intocável, social e economicamente marginalizada por ser considerada fora do sistema de castas e, portanto, inferior a elas.    
               
Os intocáveis, ou dalits, que representam 17% da população indiana, organizaram grandes manifestações no ano passado, depois que membros de sua comunidade foram espancados por milícias de defesa das vacas sagradas ou pessoas de castas superiores.

Assuntos Política  

Leia também
  • 14/07/2017 14:16:19

    ONU pede que Venezuela respeite consulta popular opositora

    Genebra - A ONU pediu hoje, sexta-feira (14), que a Venezuela respeite o plebiscito que a oposição quer realizar contra a Assembleia Constituinte convocada pelo presidente Nicolás Maduro e denunciou o uso de tribunais militares para julgar civis.

  • 14/07/2017 09:21:27

    Canadá: Jimmy Carter internado por desidratação

    Winnipeg - O ex-Presidente dos EUA, Jimmy Carter, foi hoje internado num hospital de Winnipeg, no Canadá, depois de ter sofrido um colapso, quando participava numa ação de solidariedade da organização Habitat For Humanity (Casas para a Humanidade), noticiou a Reuters.

  • 13/07/2017 16:37:53

    Macron surpreende-se que visita de Trump cause alarde no país

    Paris - O presidente francês Emmanuel Macron, que recebe nesta quinta-feira o seu homólogo americano Donald Trump, afirmou estar surpreso que esta visita desperte tantas críticas e debates.

  • 13/07/2017 10:40:58

    Venezuela: Ex-primeiro-ministro espanhol visita opositor Leopoldo Lopez

    Caracas - O ex-primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodriguez Zapatero, visitou quarta-feira Leopoldo Lopez, um dos principais líderes da oposição venezuelana, quatro dias depois de saír da prisão e iniciado a detenção domiciliária, noticiou a Lusa.