Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

13 Setembro de 2017 | 11h44 - Actualizado em 13 Setembro de 2017 | 11h43

Roménia resgata migrantes no Mar Negro

Midia, Rumania - Mais de 150 migrantes foram resgatados na madrugada de hoje, quarta-feira, no Mar Negro, perto da costa romena, quando a sua embarcação estava naufragar, indica a AFP.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Crise Migratória na Europa

Foto: GIOVANNI ISOLINO/arquivo

Este é o quinto barco com migrantes interceptado pelas autoridades romenas desde Agosto. O país enfrenta o aumento do uso desta rota por embarcações provenientes da Turquia.

O barco, localizado a 35 milhas náutico do litoral romeno, foi rebocado até o porto de Midia (leste) por um navio da polícia de fronteira.

"No total, 153 pessoas, entre elas 53 crianças e 51 mulheres, estavam a bordo", declarou o vice-comandante da Guarda Costeira na cidade de Constanta, Cristian Cicu.

"O mar estava muito agitado, com ondas de dois a três metros. Estas pessoas estavam numa situação muito perigosa e corriam o risco de afogamento ou do naufrágio da embarcação", completou.

Os migrantes, na sua maioria iraquianos, passaram por exames médicos e foram enviados para as autoridades migratórias.

A Roménia, que permaneceu à margem do fluxo migratório por muito tempo, teme que o Mar Negro se transforme numa rota alternativa ao Mar Mediterrâneo para alcançar a Europa.

Um total de 570 migrantes foi interceptado no último mês, contra um número muito reduzido desde 2015.

Assuntos Migração  

Leia também
  • 12/09/2017 08:14:08

    ONU alerta para abusos contra jovens migrantes na rota para Europa

    Bruxelas - Três em cada quatro crianças e jovens migrantes são vítimas de abusos na sua tentativa de chegar à Europa através do Mediterrâneo central, segundo um relatório publicado hoje, terça-feira, por duas agências das Nações Unidas, indica a AFP.

  • 05/09/2017 10:50:51

    EUA: Trump decide sobre permissão de estadia de 800.000 jovens sem documentos

    Washington - O presidente Donald Trump discursa hoje, terça-feira, sobre a continuidade ou não de um programa do seu antecessor, Barack Obama, que permitiu a obtenção de visto de residência e trabalho a 800.000 jovens que entraram ilegalmente nos Estados Unidos quando eram crianças, soube a AFP.

  • 29/08/2017 10:06:50

    França: Europa lança plano para gerir fluxo migratório

    Paris - A França, Espanha, Alemanha, Itália e a alta representante da União Europeia (UE) para Assuntos Externos, Federica Mogherini, apresentam hoje, em Paris, um plano urgente para gerir o fluxo migratório com os principais países africanos de origem de trânsito, noticiou a Lusa.