09 Fevereiro de 2018 | 11h34 - Actualizado em 09 Fevereiro de 2018 | 11h34
"Dreamers" das forças armadas dos EUA não serão deportados, diz James Mattis
Washington - O secretário da Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, afirmou hoje (9), em Washington, que o seu departamento alcançou um acordo para evitar a deportação dos “Dreamers” ('sonhadores' - jovens indocumentados que estão no país desde crianças) das forças armadas.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


secretário da Defesa dos Estados Unidos, James Mattis (Foto arquivo)
Em declarações a um grupo de jornalistas no Pentágono, Mattis indicou que falou hoje com a sua homóloga do Departamento de Segurança Nacional, Kirstjen Nielsen, para confirmar que nenhum militar no activo corre perigo" de deportação.
"Quem se alistou, esteja no activo ou na reserva (...) não está sujeito a qualquer tipo de deportação", esclareceu o general, recusando entrar em detalhes.
De acordo com os últimos dados oficiais, dos cerca de 690 mil “sonhadores” que estão actualmente abrangidos pelo programa DACA (Deferred Action Childhood Arrival), 900 estão nas forças armadas.
O referido programa, que protege pessoas que chegaram aos Estados Unidos de forma ilegal quando eram crianças, foi impulsionado em 2012 pelo então presidente norte-americano, Barack Obama.
Em Setembro passado, o sucessor de Obama, Donald Trump, ameaçou acabar com o programa e convidou o Congresso a encontrar uma solução permanente antes que o DACA seja suspenso, a 5 de Março.
Assuntos Política
Leia também
-
05/02/2019 18:09:29
PM britânica reúne-se quinta-feira com altos responsáveis da UE
Bruxelas - A primeira-ministra britânica, Theresa May, reúne-se nesta quinta-feira (7) em Bruxelas com os principais responsáveis da União Europeia (UE), pela primeira vez desde que o Parlamento britânico rejeitou o acordo do Brexit, anunciaram nesta terça-feira (5) porta-vozes da UE e de Downing Street.
-
05/02/2019 17:23:49
UE destina 5 milhões de euros para ajuda humanitária na Venezuela
Bruxelas - A Comissão Europeia anunciou nesta terça-feira uma ajuda de 5 milhões de euros a mais para enfrentar a crise na Venezuela, o que eleva a ajuda humanitária para o país em 39 milhões desde 2018, informou o comissário europeu de Ajuda Humanitária, Christos Stylianides.
-
05/02/2019 16:45:36
Incerteza com "Brexit" afecta desempenho do sector de serviços no Reino Unido
Londres - A incerteza que cerca a saída do Reino Unido da União Europeia afectou o sector de serviços britânico em Janeiro, derrubando o Índice Gerente de Compras (PMI) em Janeiro.
- 03/02/2019 01:54:55
Irão anuncia teste bem sucedido de míssil de cruzeiro
Teerão - O Irão testou com sucesso neste sábado (2), um míssil de cruzeiro com alcance superior a 1.350 km, coincidindo com o 40º aniversário de sua Revolução Islâmica.