Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

09 Fevereiro de 2018 | 10h44 - Actualizado em 09 Fevereiro de 2018 | 10h43

Senado dos EUA aprova proposta para pôr Governo federal a funcionar

Washington - O Senado norte-americano aprovou hoje (9), em Washington, a proposta orçamental necessária para pôr o Governo federal em funcionamento e reencaminhou-a para a Câmara dos Representantes.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Senado dos EUA (Foto arquivo)

Foto: Google/Divulgação

A votação deste acordo orçamental fundamental, segundo a Reuters, foi feita depois de o encerramento parcial das instituições federais dos Estados Unidos ter entrado em vigor às 00:00 (06:00 de Angola), após a suspensão do debate na quinta-feira à noite, no Senado.

Perante a oposição de um senador à proposta de lei, que permite o financiamento do Estado até 2019, a câmara alta do Congresso decidiu suspender a sessão e retomá-la às 00:01 de hoje, sexta-feira, para fazer uma nova votação antes de serem horas de os funcionários públicos federais iniciarem o seu dia de trabalho.

É a segunda vez em três semanas que há uma paralisação parcial das instituições do Estado federal ('shutdown') que, sem financiamento, não dispõe de dinheiro e tem de pôr "tecnicamente" no desemprego centenas de milhares de funcionários públicos, dos serviços fiscais aos parques nacionais.

A Administração Trump viveu o seu primeiro "shutdown" a 20 de Janeiro deste ano - exactamente um ano após a investidura de Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos -, por falta de acordo sobre o orçamento.

Desta vez, depois da aprovação pelo Senado, o texto deverá agora ser votado na Câmara dos Representantes, onde também tem opositores, e terminar na Sala Oval, para promulgação pelo Presidente.

A paralisação poderá, portanto, ser de breve duração, mas é ilustrativa da polarização dos senadores e congressistas, depois de a proposta ter recebido o apoio dos líderes republicanos e democratas das duas câmaras parlamentares.

Assuntos Política  

Leia também
  • 08/02/2018 16:54:09

    Grã-Bretanha: George Soros financia campanha contra Brexit

    Londres - O bilionário americano George Soros doou 400 mil libras para uma organização pró-Europa que tenta influenciar o voto dos deputados britânicos sobre o acordo final do Brexit, informou hoje o presidente do referido órgão.

  • 07/02/2018 14:35:13

    Bélgica: Processo de eleição de presidente da Comissão Europeia mantém-se

    Bruxelas - O Parlamento Europeu decidiu hoje (7) que o processo de eleição do presidente da Comissão Europeia através da designação de candidatos por cada partido político europeu, o chamado 'Spitzenkandidat', utilizado pela primeira vez nas eleições europeias de 2014, é para manter.

  • 07/02/2018 13:55:07

    Bélgica: Parlamento Europeu destitui vice-presidente

    Bruxelas - O Parlamento Europeu decidiu hoje (7) retirar a vice-presidência ao deputado conservador polaco Ryszard Czarnecki, depois de este ter chamado "nazi" a uma eurodeputada sua compatriota, Roza Thun, que criticara o actual Governo polaco.