Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

08 Novembro de 2018 | 16h38 - Actualizado em 08 Novembro de 2018 | 16h38

Autoridades de Taiwaneses estreiam navios de guerra americanos

Taipé - A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, pediu hoje aos militares do seu país para "estarem preparados para resistir as novas ameaças" chinesas contra a segurança da localidade, durante a cerimónia da entrada em serviço das fragatas americanas com mísseis teleguiados.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

"Os taiwaneses estão enviando uma mensagem clara e decidida à comunidade internacional e mundial que defenderemos Taiwan e salvaguardaremos o nosso estilo de vida baseado na liberdade e na democracia", disse Tsai na base naval Zuoying, em Kaohsiung.

Tsai qualificou as actividades militares chinesas nas proximidades de Taiwan como tentativas de "menosprezar" a sua soberania e "ameaçar a estabilidade regional", e pediu aos militares que se preparem para enfrentar as novas ameaças chinesas.

Concretamente, Tsai acusou a China de utilizar a imprensa para propagar "notícias falsas" com o objectivo de "atacar o governo e a indústria local", o que representa um novo desafio à segurança.

A representação americana no território, o Instituto Americano em Taiwan, afirmou hoje em comunicado que a venda das fragatas a Taiwan "é consistente com os compromissos dos Estados Unidos" com a defesa local e "contribuirá para a estabilidade política, o equilíbrio militar e o progresso económico na região do Índico-Pacífico".

Os dois navios que entraram hoje em serviço foram construídos nos anos 80 e reformados antes de serem enviados a Taiwan com a instalação de sistemas de guerra submarina AQQ-89 e sonar SQR-19.

Os EUA  comprometeram-se, pela Lei de Relações com Taiwan de 1979, a proporcionar ao território equipamentos militares para assegurar a sua capacidade de defesa contra um possível ataque chinês.

Assuntos Tecnologias  

Leia também