Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

13 Dezembro de 2018 | 11h43 - Actualizado em 13 Dezembro de 2018 | 11h06

EUA enviam alerta de segurança aos cidadãos norte-americanos em França

Washington - Os Estados Unidos enviaram na quarta-feira um alerta de segurança aos seus cidadãos em França, na sequência do ataque em Estrasburgo, afirmando que este "só reforça" o objectivo dos EUA em travar estes actos e quem os comete.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

"Crimes que visam pessoas inocentes só reforçam o nosso objectivo comum de travar ataques sem sentido e aqueles que os cometem", lê-se num comunicado do Departamento de Estado norte-americano.

"Continuamos comprometidos em trabalhar com França e outros aliados e parceiros para derrotar a ameaça global do terrorismo", sublinhou Washington, que já ofereceu assistência a Paris e expressou condolências às famílias das vítimas.

Os Estados Unidos também exortaram os cidadãos norte-americano em França a "manter a consciência de segurança e a seguir os 'media' e as fontes locais de informação", oferecendo, ao mesmo tempo, assistência consular.

Esta condenação oficial ao ataque surge horas depois do Presidente norte-americano, Donald Trump, vincular o tiroteio em Estrasburgo à necessidade de construir um muro na fronteira com o México, sem mencionar as vítimas.

O ataque no Mercado de Natal de Estrasburgo, na terça-feira à noite, provocou pelo menos dois mortos e 14 feridos, sete dos quais em estado grave, segundo o último balanço da prefeitura de Bas-Rhin.

As forças de segurança montaram uma operação de caça ao homem para tentar deter o autor do ataque, que ficou ferido numa troca de tiros com um soldado antes de abandonar o local.

O Ministério Público francês abriu uma investigação por homicídio e tentativa de homicídio relacionada com uma organização terrorista, assim como por associação terrorista.

O Governo francês elevou o nível de alerta no país para "emergência por atentado", com um reforço de controlo nas fronteiras, aumento de segurança nos mercados de Natal e mobilização de meios envolvidos no dispositivo anti-terrorismo.

A cidade de Estrasburgo, localizada no nordeste da França, junto à fronteira com a Alemanha, acolhe a sede do Parlamento Europeu.

Assuntos Alerta  

Leia também