Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

25 Dezembro de 2018 | 14h42 - Actualizado em 27 Dezembro de 2018 | 10h18

Cuba regista melhores indicadores de saúde em 2018

Havana - O ano de 2018 termina em Cuba com melhores resultados em termos de indicadores de saúde, disse o ministro do sector, José Ángel Portal.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Citadinos Cubanos em uma Feira do Livro de Havana

Foto: Ismael Francisco

Segundo o responsável, no ano foram realizadas mais de 99 milhões de consultas médicas, cinco milhões a mais do que em 2017, o que mostra o aumento da já ampla cobertura de saúde no país caribenho.

É importante notar que 86,2 por cento desse total foi contabilizado na atenção primária, e isso ajudou a aliviar o fardo sobre hospitais, policlínicas e outros centros de atenção secundária, explicou.

Portal informou que espera terminar 2018 com uma taxa de mortalidade infantil semelhante ao ano passado, quando foi de 4,0 por mil nascidos vivos (a menor da história do país).

“No momento temos 3,9 por mil nascidos vivos”, acrescentou o ministro da Saúde Pública no programa de televisão Mesa Redonda.

Além disso, relatou que mais de um milhão de cirurgias foram realizadas, das quais cerca de 16% estavam com técnicas mínimas de acesso.

Também mencionou os bons resultados em programas como os relacionados a doações de sangue, atendimento a pacientes com câncer, mães e recém-nascidos.

No entanto, Portal afirmou que, apesar do saldo positivo, ainda há insatisfações e sua solução é trabalhar no próximo ano.

Segundo o ministro, grandes recursos são alocados para o sistema público de saúde, mas ainda não conseguiu atender ao que a população exige e merece.

Dados oferecidos pelo Portal indicam que existem mais de 13 mil instituições de saúde em Cuba, o que garante ampla cobertura.

O país também tem mais de 94 mil médicos, para uma taxa de 8,2 por mil habitantes.

Assuntos Saúde  

Leia também
  • 01/02/2019 23:59:51

    Bélgica: Ex-rei belga Albert II se nega a fazer teste de paternidade

    Bruxelas - O ex-rei belga Albert II se negou a fazer um teste de paternidade, como a Justiça havia exigido, para descobrir se é pai da artista plástica Delphine Boël, anunciou seu advogado nesta sexta-feira.

  • 24/01/2019 11:45:15

    Alberto Fujimori deixa clínica em Lima e volta para a prisão

    Peru - O ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori, deixou na quarta-feira a clínica particular Centenário onde ficou internado por 112 dias e foi transferido para a prisão de Barbadillo, onde terminará de cumprir a sua sentença de 25 anos de prisão por crimes de contra a humanidade, noticiou hoje, quinta-feira a AFP.

  • 31/12/2018 11:02:28

    Viúva de Pinochet é internada em Santiago após sofrer acidente doméstico

    Santiago do Chile - Lucía Hiriart de Pinochet, viúva do ditador chileno Augusto Pinochet, foi internada neste domingo no Hospital Militar de Santiago, após sofrer diversas lesões decorrentes de uma queda sofrida em casa, segundo confirmou a família.