Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

13 Março de 2018 | 14h58 - Actualizado em 13 Março de 2018 | 14h58

Donald Trump demite Tillerson e anuncia Mike Pompeo como secretário de Estado dos EUA

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu o secretário de Estado Rex Tillerson e anunciou, nesta terça-feira (13), Mike Pompeo para o cargo, anunciou Trump no seu Twitter.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira dos Estados Unidos

Foto: Pedro Parente

O presidente americano, que não deu explicação para a mudança, garantiu, nesta terça-feira, na Casa Branca, que tomou a decisão sozinho.

O cargo de director da CIA, que até agora pertencia a Pompeo, ficará com Gina Haspel, primeira mulher a assumir o posto.

"Mike Pompeo, director da CIA, vai se tornar no nosso novo Secretário de Estado. Ele fará um trabalho fantástico! Obrigado, Rex Tillerson, por seu serviço! Gina Haspel vai se tornar a nova diretora da CIA, e a primeira mulher escolhida para o cargo. Parabéns a todos!", frisou Trump.

Tillerson regressou de uma viagem ao continente africano horas antes do anúncio de Trump.

De acordo com a Associated Press, o presidente não deu nenhuma satisfação a Tillerson sobre a sua demissão.

Segundo uma fonte da Casa Branca citada pela agência de notícias Reuters e pela emissora americana CNN, a demissão de Tillerson tem a ver com o desejo do presidente em ter uma equipe "nova" para liderar as negociações com a Coreia do Norte, e uma série de acordos comerciais que estão em curso.

Os rumores de que Tillerson deixaria o cargo começaram ainda em 2017. Em Outubro, uma reportagem da NBC News afirmou que ele esteve perto de renunciar após tensões com Trump.

Mike Pompeo

Antes de assumir o comando da CIA, em Janeiro, Pompeo era um membro republicano da Câmara dos EUA, representando o Kansas. Ele é um oficial aposentado do Exército, formado pela Academia Militar dos EUA de West Point e com passagem pelo departamento de direito de Harvard.

Pompeo, de 54 anos, regularmente informa Trump a respeito de questões de inteligência, e é considerado, dentro do círculo do presidente, uma das vozes mais "linha-dura" a respeito da Coreia do Norte.

Pompeo é um crítico do Irão e já defendeu o desmantelamento do acordo firmado em 2015, sob a administração de Barack Obama, que interrompe o programa nuclear do país em troca do alívio de sanções.

Assuntos Política  

Leia também
  • 13/03/2018 12:30:33

    Iraque: Bagdad levanta bloqueio aéreo do Curdistão iraquiano

    Bagdad - O primeiro-ministro iraquiano anunciou hoje, terça-feira, que dentro de uma semana vão recomeçar os voos internacionais para as duas principais cidades do Curdistão iraquianas, Erbil e Souleimaniyeh, e romper um bloqueio iniciado depois do referendo de Setembro.

  • 13/03/2018 09:33:31

    Japão desafia norte-coreanos a darem passos para a desnuclearização

    Tóquio - O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, desafiou hoje, terça-feira, a Coreia do Norte a dar passos concretos para a desnuclearização e congratulou-se com "qualquer diálogo" baseado nesta iniciativa.

  • 13/03/2018 09:11:27

    Japão: Mais de mil pessoas pedem demissão do Primeiro-ministro

    Toquio - Mais de mil pessoas concentraram-se na segunda-feira à noite junto à residência oficial do Primeiro-ministro do Japão, e pediram a sua demissão e a do titular da pasta das Finanças, na sequência do escândalo de favorecimento de uma instituição privada.