Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

14 Março de 2018 | 01h17 - Actualizado em 14 Março de 2018 | 10h07

Síria: Forças turcas cercam a cidade de Afrin

Afrin - As forças turcas cercam desde segunda-feira a cidade de Afrin, uma área do noroeste da Síria controlada por uma milícia curda que tem o apoio dos Estados Unidos mas que Ancara considera "terrorista", anunciou o exército da Turquia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A situação aumenta os temores de um novo drama humanitário no país, que entrou nesta terça-feira no seu oitavo ano de conflito.

"A cidade de Afrin está cercada desde 12 de Março", afirma o exército em um comunicado citado pela agência pública Anadolu.

 O exército turco anunciou sem maiores detalhes que terminou de cercar a cidade de Afrin, onde vivem 350.000 pessoas.

Afrin é o principal alvo da ofensiva iniciada em 20 de Janeiro pela Turquia contra a milícia curda das Unidades de Protecção Popular (YPG).

Um porta-voz das YPG, Birusk Hasakeh, negou que a cidade esteja sitiada, mas afirmou que o último acesso que permitia sair dela foi bombardeado.

"Estamos preparados para uma longa batalha. Resistiremos", declarou à AFP.

A Turquia acusa as YPG de vínculos com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), a organização armada dos curdos turcos que realiza uma guerra de guerrilha no sudeste do território turco, perto da fronteira com a Síria.

O PKK é considerado um grupo "terrorista" pela Turquia e seus aliados ocidentais.

A guerra na Síria que completa sete anos em 15 de Março, provocou mais de 350.000 mortos, segundo o OSDH.

Assuntos Conflito  

Leia também
  • 12/11/2018 16:12:54

    Exército da Turquia afirma ter matado 38 rebeldes do PKK no Iraque

    Istambul - Pelo menos 38 supostos rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), guerrilha curda que opera na Turquia, morreram em ataques aéreos do Exército turco no norte do Iraque, informou nesta segunda-feira a agência de notícias oficial "Anadolu".

  • 12/11/2018 15:30:17

    Combates na cidade iemenita de Hodeida deixam mais de 100 mortos

    Hodeidah, Iémen - Mais de 100 pessoas morreram nas últimas 24 horas nos combates na cidade portuária de Hodeida, oeste do Iémen, enquanto Washington e Londres aumentam a pressão sobre a Arábia Saudita para que a coligação liderada por este país interrompa os ataques, informou a AFP.

  • 12/11/2018 11:21:03

    Medidas de segurança em Israel aumentam após escalada de tensão em Gaza

    Jerusalém - Israel reforçou nesta segunda-feira as medidas de segurança perto da Faixa de Gaza após uma nova escalada de violência no domingo que causou a morte de sete milicianos palestinos e um soldado israelita, num troca de fogo durante uma operação das forças especiais israelitas no território litoral.

  • 12/11/2018 10:50:43

    Ofensiva pro-governamental no Iémen causa pelo menos 149 mortos

    Sanaa - Pelo menos 142 pessoas combatentes rebeldes e sete civis morreram em 24 horas na sequência de uma ofensiva das forças pro-governamentais apoiadas pela Arábia Saudita numa cidade portuária no oeste do Iémen, segundo fontes militares e hospitalares.