Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

17 Abril de 2018 | 05h26 - Actualizado em 17 Abril de 2018 | 08h37

Austrália denuncia ter sido alvo de ataques cibernéticos apoiados pela Rússia

Bangcoc - As autoridades da Austrália denunciaram, nesta terça-feira, que centenas de organizações do país sofreram ataques cibernéticos depois que os Estados Unidos e Reino Unido acusaram a Rússia de apoiar um grupo de hackers.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira da Austrália

Foto: Angop

Washington e Londres emitiram um alerta conjunto sobre os ataques que asseguram que tinham como objectivo infectar "roteadores", os dispositivos que canalizam as transmissões de dados através das redes e que são usados para conectar computadores à Internet.

O objectivo dos hackers era infectar os "roteadores" para "potencialmente lançar as bases para futuras operações ofensivas", segundo o texto do alerta.

O ministro da Segurança Cibernética, Angus Taylor, disse que um "número significativo" de empresas foram afectadas durante o ano de 2017, mas que por enquanto, não há indícios que as suas informações tenham sido comprometidas.

"Os roteadores comercialmente disponíveis foram utilizados como porta de entrada, o que mostra que cada dispositivo conectado é vulnerável a actividades maliciosas", disse Taylor, em declarações divulgadas pela emissora "ABC".

"Esta tentativa da Rússia nos lembra que empresas e indivíduos na Austrália são alvos constantes de agentes mal-intencionados estatais e não estatais e que devemos manter práticas rigorosas de segurança cibernética", acrescentou.

De acordo com as autoridades americanas, durante meses, os hackers conseguiram entrar nos sistemas de uma ampla gama de organizações, desde provedores de serviços de internet até empresas dedicadas a fornecer serviços importantes para um país, como energia, transporte e saúde.

Assuntos Ataque  

Leia também
  • 17/04/2018 01:06:58

    Base aérea em Homs sob ataque

    Beirute - A televisão estatal síria noticiou esta madrugada que as defesas antiaéreas do país estão a responder a uma "nova agressão", abatendo mísseis na área da Homs, no centro da Síria, mas os Estados Unidos rejeitam uma ofensiva.

  • 16/04/2018 10:51:42

    Três soldados morrem em ataque do PKK na Turquia

    Istambul - Três soldados morreram e outro ficou ferido nesta segunda-feira em um ataque realizado supostamente pelo proscrito Partido de Trabalhadores de Curdistão (PKK) contra um forte militar no sudeste da Turquia.

  • 14/04/2018 13:02:48

    Arábia Saudita manifesta "completo apoio" a ataques de EUA e aliados na Síria

    Riad - A Arábia Saudita manifestou neste sábado apoio às operações militares realizadas durante a noite por Estados Unidos, França e Reino Unido na Síria em resposta a um suposto ataque químico cometido no último fim de semana na cidade de Duma, nos arredores de Damasco.