Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

13 Junho de 2018 | 08h51 - Actualizado em 13 Junho de 2018 | 13h22

Espanha: Navio Aquarius começa viagem rumo a Valência

Valência - O navio Aquarius, da organização não-governamental SOS Mediterranée, partiu hoje, quarta-feira, para Espanha, escoltado por duas embarcações da Marinha italiana com as quais repartiu os 630 migrantes, depois de o Governo italiano ter rejeitado o desembarque.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O navio tinha 630 imigrantes a bordo, segundo uma nova contagem, que foram salvos no fim-de-semana no Mediterrâneo. Os dois navios italianos estão a ajudar no transporte dos imigrantes para Valência, em Espanha, aliviando o navio Aquarius.

Vão chegar ao porto de Valência três embarcações: o Aquarius com 106 imigrantes a bordo (51 mulheres, 45 homens e 10 crianças), enquanto os restantes foram divididos pelo navio Orione da Marinha italiana e pelo navio Dattilo da guarda costeira.

Os imigrantes já foram informados de que vão chegar a Espanha em vez de Itália, mas agradeceram, uma vez que o seu principal receio era o de regressarem à Líbia, país de onde tinham navegando.

As organizações não-governamentais preferiam que os imigrantes fossem para um porto seguro mais próximo para permanecerem na área e continuarem a ajudar a salvar vidas, referindo que a viagem para Valência "reduz muito a capacidade de resgate no local".

O navio Aquarius permaneceu nos últimos dias em águas internacionais entre Malta e Itália e, depois da transferência de imigrantes para os navios da Marinha italiana estarem concluídas, zarpou rumo a Valência, cerca das 20:00 de hoje (hora de Angola), sendo estimado que a viagem demore quatro dias.

A recusa da Itália em receber o Aquarius causou uma série de acusações entre diferentes países europeus, para os quais Roma reivindica a distribuição de imigrantes que chegam da África e a revisão do Protocolo de Dublin, que estabelece normas.

Assuntos Imigração  

Leia também
  • 17/06/2018 16:57:17

    Itália acolhe 41 imigrantes de embarcação americana Trenton

    Roma - A Guarda Costeira italiana acolheu neste domingo em um de seus navios 41 imigrantes salvos em 12 de junho pela embarcação de guerra americana Trenton diante do litoral da Líbia, depois de cinco dias à espera de instruções desde Roma.

  • 17/06/2018 05:16:29

    EUA: Milhares de crianças são separados dos pais na fronteira com o México

    Washington: O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos da América divulgou um vídeo com imagens de um antigo supermercado, em Brownsville, Texas, convertido num abrigo para crianças e adolescentes imigrantes, que tentaram entrar no país de forma ilegal.

  • 17/06/2018 04:52:45

    Espanha: Porto de Valência prepara chegada de migrantes

    Madri - O porto de Valência prepara-se para a chegada do Aquarius e de outras duas embarcações da Marinha italiana, que transportam mais de 630 migrantes, resgatados no mar quando tentavam chegar a costa italiana.