Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

22 Junho de 2018 | 17h46 - Actualizado em 22 Junho de 2018 | 17h46

Presidentes da Índia e Cuba reúnem para estreitar cooperação

Havana - O presidente da Índia, Ram Nath Kovind, primeiro líder desse país a visitar Cuba após a vitória da Revolução (1959), reuniu nesta sexta-feira, em Havana, com o homólogo cubano, Miguel Díaz-Canel, para estreitar as relações bilaterais e assinar acordos de cooperação.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Reunidos no Palácio da Revolução, espera-se que Kovind e Díaz-Canel certifiquem quatro memorandos de entendimento em matéria de saúde, especificamente nas áreas de biotecnologia e medicina tradicional, assim como em energias renováveis.

Antes do encontro com o governante cubano, Kovind iniciou a sua agenda oficial em Havana com duas cerimónias nas quais depositou flores aos pés das estátuas dedicadas ao herói nacional cubano José Martí e ao histórico dirigente independentista indiano Mahatma Gandhi.

Kovind também realizou um percurso pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia de Cuba, no oeste da capital.

Para encerrar a visita oficial a Cuba (terceira escala de uma viagem que o levou a Grécia e ao Suriname) Kovind dará aula "A Índia e o sul global" na Universidade de Havana.

No ano passado o Governo indiano enviou a Cuba uma doação de um milhão de dólares em remédios e equipamentos médicos, e outro montante em dinheiro para atenuar os estragos do furacão Irma que devastou recentemente o solo cubano.

Mais recentemente, em Fevereiro o país asiático despachou para a ilha caribenha um lote de equipamentos agrícolas avaliados em cinco milhões de dólares para impulsionar a cooperação bilateral no sector agro-pecuário, um dos âmbitos nos quais se tem oferecido para investir em turismo, construção, biotecnologia e indústria farmacêutica.

Por sua vez, Cuba apoiou a entrada da Índia como membro permanente no Conselho de Segurança da ONU ampliada, e ambos os países são membros fundadores do Movimento de Não Alinhados.

Assuntos Diplomacia  

Leia também
  • 22/06/2018 17:16:48

    Putin quer reunir as Coreias na Rússia

    Moscovo - O presidente russo, Vladimir Putin, convidou hoje (22) o seu homólogo sul-coreano, Moon Jae-in, para participar, em Setembro, no Fórum Económico do Leste na Rússia, no qual está prevista a participação do primeiro-ministro japonês.

  • 22/06/2018 17:01:07

    Malta deve aceitar barco de ONG com migrantes resgatados, afirma ministro italiano

    Milão - O ministro do Interior de Itália e líder da extrema-direita, Matteo Salvini, defendeu hoje (22) que Malta devia permitir a entrada nos seus portos de centenas de migrantes resgatados por uma embarcação humanitária perto da Líbia.

  • 22/06/2018 16:31:52

    ONU considera "sem sentido" nova medida dos EUA para crianças imigrantes

    Genebra - A ONU considerou hoje (22) ?sem sentido? as mudanças anunciadas pela administração dos Estados Unidos para a questão das crianças imigrantes separadas dos pais na fronteira norte-americana, frisando que a solução não pode passar pela detenção dos menores.