Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

22 Junho de 2018 | 17h46 - Actualizado em 22 Junho de 2018 | 17h46

Presidentes da Índia e Cuba reúnem para estreitar cooperação

Havana - O presidente da Índia, Ram Nath Kovind, primeiro líder desse país a visitar Cuba após a vitória da Revolução (1959), reuniu nesta sexta-feira, em Havana, com o homólogo cubano, Miguel Díaz-Canel, para estreitar as relações bilaterais e assinar acordos de cooperação.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Reunidos no Palácio da Revolução, espera-se que Kovind e Díaz-Canel certifiquem quatro memorandos de entendimento em matéria de saúde, especificamente nas áreas de biotecnologia e medicina tradicional, assim como em energias renováveis.

Antes do encontro com o governante cubano, Kovind iniciou a sua agenda oficial em Havana com duas cerimónias nas quais depositou flores aos pés das estátuas dedicadas ao herói nacional cubano José Martí e ao histórico dirigente independentista indiano Mahatma Gandhi.

Kovind também realizou um percurso pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia de Cuba, no oeste da capital.

Para encerrar a visita oficial a Cuba (terceira escala de uma viagem que o levou a Grécia e ao Suriname) Kovind dará aula "A Índia e o sul global" na Universidade de Havana.

No ano passado o Governo indiano enviou a Cuba uma doação de um milhão de dólares em remédios e equipamentos médicos, e outro montante em dinheiro para atenuar os estragos do furacão Irma que devastou recentemente o solo cubano.

Mais recentemente, em Fevereiro o país asiático despachou para a ilha caribenha um lote de equipamentos agrícolas avaliados em cinco milhões de dólares para impulsionar a cooperação bilateral no sector agro-pecuário, um dos âmbitos nos quais se tem oferecido para investir em turismo, construção, biotecnologia e indústria farmacêutica.

Por sua vez, Cuba apoiou a entrada da Índia como membro permanente no Conselho de Segurança da ONU ampliada, e ambos os países são membros fundadores do Movimento de Não Alinhados.

Assuntos Diplomacia  

Leia também
  • 11/11/2018 05:30:56

    Reis da Espanha reforçarão cooperação institucional e económica com o Peru

    Madrid - O rei da Espanha, Felipe VI, viaja neste domingo para o Peru para iniciar com a rainha Letizia a primeira visita de Estado espanhola ao país em dez anos, que impulsionará a actual associação estratégica com uma ampla agenda de contactos institucionais, económicos, sociais e culturais.

  • 11/11/2018 04:21:56

    México diz que não aceitou acordo de cooperação com EUA sobre asilo

    Cidade do México - O Governo do México afirmou neste sábado que não aceitou "de maneira verbal ou escrita" nenhum acordo sobre cooperação em matéria de pedidos de asilo ou refúgio depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, endureceu este trâmite.

  • 08/11/2018 16:55:15

    Governo norte-coreano pede adiamento da reunião com os EUA

    Seul - A Coreia do Norte pediu aos Estados Unidos para adiar as negociações de alto nível programadas para esta semana em Nova Iorque, informou hoje o ministro das Relações Exteriores sul-coreano, Kang Kyung-wha, um dia depois de Washington anunciar o adiamento da reunião.

  • 08/11/2018 16:39:29

    Presidente chinês confirma reunião com Trump durante cimeira do G20 na Argentina

    Pequim - O Presidente da China, Xi Jinping, confirmou nesta quinta-feira que reunirá com o mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a próxima cimeira de líderes do G20 que acontecerá no fim deste mês na Argentina, informou a agência "Xinhua".