Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

15 Agosto de 2018 | 10h58 - Actualizado em 15 Agosto de 2018 | 12h51

Juíza é a primeira mulher responsável por fiscalizar presidenciais no Brasil

Brasília - A juíza Rosa Weber assumiu terça-feira a presidência do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil, entidade responsável pelo processo das próximas eleições marcadas para Outubro, tornando-se a primeira mulher responsável pela fiscalização da votação presidencial no país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira do Brasil

Foto: Divulgacao

Weber é a segunda mulher a assumir o cargo de presidente, em 73 anos de história daquele tribunal eleitoral.

A juíza tomou posse por um período de dois anos numa cerimónia na qual sublinhou que "a democracia é uma conquista diária e permanente", reforçada através do voto.

Rosa Weber, de 69 anos, lamentou os escândalos de corrupção dos últimos anos, o que gerou, admitiu, momentos "de decepção indesejável e descrédito da actividade política, que é essencial para a democracia e cuja respeitabilidade deve ser resgatada".

Com a tomada de posse de Weber, os três principais tribunais do país passam a ser chefiados por mulheres, bem como o Ministério Público, liderado por Raquel Dodge.

Assuntos Eleições  

Leia também
  • 04/11/2018 13:40:49

    "Referendo" a Trump entra na recta final

    Washington - Mais de 30 milhões de eleitores americanos já foram às urnas, fazendo uso do mecanismo do voto antecipado, possível em vários Estados americanos. É um número que representa um acréscimo de 20% em relação às eleições intercalares de 2014.

  • 04/11/2018 04:47:10

    Trump contra Obama na recta final das legislativas nos EUA

    Washington - O presidente americano, Donald Trump, percorre o país neste final de semana para tentar salvar a maioria republicana no Congresso nas eleições de meio de mandato de terça-feira (6), contra um Barack Obama que saiu para mobilizar os democratas.

  • 29/10/2018 22:42:12

    Brasil: Presidente Temer pede respeito à Constituição

    São Paulo - O Presidente do Brasil, Michel Temer, disse hoje, segunda-feira, que "é preciso cumprir rigorosamente a Constituição", para a "estabilidade" e a "pacificação" no país.

  • 29/10/2018 20:46:29

    Putin felicita Bolsonaro por eleição à presidência do Brasil

    Moscovo - O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, felicitou nesta segunda-feira (29) o candidato de extrema-direita Jair Bolsonar pela sua vitória na eleição presidencial do Brasil, anunciou o Kremlin num comunicado.