Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

06 Setembro de 2018 | 16h52 - Actualizado em 06 Setembro de 2018 | 16h52

Índia e EUA assinam acordo de comunicação militar

Nova Délhi - A Índia e os Estados Unidos assinaram nesta quinta-feira um acordo para proteger as comunicações militares entre ambos os países, que permitirá ao país asiático ter acesso à mais recente e inovadora tecnologia de defesa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Bandeira dos Estados Unidos

Foto: Divulgação

Bandeira da Índia

Foto: ANGOP

"A assinatura hoje do Acordo de Compatibilidade de Comunicações e Segurança (COMCASA) permitirá à Índia ter acesso a tecnologias avançadas dos EUA e melhorar a situação em defesa", disse a ministra de defesa do país asiático, Nirmala Sitharaman.

Sithamaran divulgou o acordo junto com a ministra dos Negócios Estrangeiros, Sushma Swaraj, e os seus homólogos americanos, Mike Pompeo e James Mattis, no final do primeiro "Diálogo ministerial 2+2" entre os dois países realizado em Nova Délhi.

"Este acordo histórico aprofundará a nossa cooperação entre militares e a nossa habilidade para compartilhar a tecnologia mais avançada, nos tornando mais fortes", explicou Mattis.

Segundo o secretário de defesa americano, durante a reunião também foi discutida a situação da Coreia do Norte, a aplicação de sanções e a luta anti-terrorista.

Pompeo acrescentou que ambos os países têm "a responsabilidade de avançar rumo a uma região indo-pacífico livre e aberta", especialmente no que diz respeito à segurança marítima, para o que fecharam um acordo para realizar manobras conjuntas no litoral oriental indiano no próximo ano.

O americano não fez referência directa à China, mas ambos os países referiram-se no passado à necessidade de conter a expansão de Pequim na região.

Embora a defesa tenha sido o tema principal durante os encontros, Swaraj destacou o "interesse dos Estados Unidos em expandir o seu impacto económico na região".

A iniciativa "Diálogo ministerial 2+2" faz parte do anúncio feito em meados de 2017 pelo governo do presidente americano, Donald Trump, e do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, de criar uma plataforma para facilitar o diálogo de alto nível entre os ministros de defesa e exteriores dos dois países.
 

Assuntos Acordo  

Leia também
  • 26/01/2019 08:07:26

    Trump firma acordo que acaba com 'shutdown'

    Washington - O presidente Donald Trump firmou nesta sexta-feira (25) um acordo com a oposição democrata para reabrir temporariamente o governo federal, paralisado há um recorde de cinco semanas devido à disputa sobre o financiamento do muro na fronteira entre Estados Unidos e México.

  • 25/01/2019 15:44:59

    Parlamento grego valida acordo do novo nome da Macedônia do Norte

    Atenas - O Parlamento grego aprovou nesta sexta-feira o acordo histórico sobre o novo nome da Macedônia, pondo fim a uma questão que dificultou durante anos as relações entre os dois países vizinhos.

  • 22/01/2019 09:14:56

    Novo tratado de Aix-en-Chapelle gera onda de notícias falsas em França

    Paris - O tratado que a França e a Alemanha assinam hoje na cidade alemã de Aachen, junto à fronteira dos dois países, está a gerar uma onda de notícias falsas no lado francês.

  • 22/01/2019 09:11:31

    Tratado franco-alemão é "apenas simbólico"

    Berlim - O tratado de Aix-la-Chapelle, que vai ser assinado hoje por Angela Merkel e Emmanuel Macron é "apenas simbólico" e fica "aquém do esperado", defendeu em declarações à Lusa Josef Janning, analista político do Conselho Europeu de Relações Exteriores.