Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

06 Setembro de 2018 | 10h09 - Actualizado em 06 Setembro de 2018 | 10h09

New York Times revela em artigo resistência interna na Casa Branca

Washington - O New York Times publicou na quarta-feira um artigo anónimo de um destacado responsável da Administração Trump que explica porque e como se esforça, com outros, para lutar por dentro contra as "piores tendências" do Presidente norte-americano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Donald Trump reagiu imediatamente, classificando o texto como "covarde" e criticando duramente a atitude do jornal nova-iorquino, enquanto a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, exigiu ao autor do texto que se "demita".

Um destacado quadro da Casa Branca revelou num texto no editorial do jornal que um amplo grupo de funcionários que trabalham para o Presidente se esforça conjuntamente para anular algumas das suas políticas que consideram mais gravosas.

O artigo do funcionário da Sala Oval, que permaneceu no anonimato, começa por sublinhar que o maior desafio que Trump enfrenta é que "muitos funcionários seniores da sua Administração estão a trabalhar diligentemente, por dentro, para frustrar parte dos seus objectivos e das piores tendências".

Esta é a primeira vez que o Times, que diz querer proteger a identidade da fonte para evitar a sua expulsão da Administração, publica um artigo de opinião de uma fonte que mantém o anonimato e que desvenda uma corrente contra o mandatário norte-americano dentro do próprio Governo.

"Então o fracassado New York Times tem uma coluna anónima? Dá para acreditar? Anónima. O que quer dizer cobarde. Uma coluna cobarde", reagiu Donald Trump durante uma reunião na Casa Branca com dezenas de deputados de todo o país.

O autor do texto esclarece que os seus esforços para anular algumas das iniciativas de Trump não partem de uma "resistência popular da esquerda".

"Queremos que a Administração tenha êxito e queremos que muitas das políticas tenham eco e que os EUA sejam mais seguros e prósperos", concretiza a fonte, sublinhando que o grupo de funcionários actua contra as políticas de Trump porque o presidente continua a actuar "em detrimento da saúde da República".

"Por ela, muitas das pessoas designadas por Trump juraram fazer o possível para preservar as nossas instituições democráticas", sublinha.

No texto refere-se que a raiz do problema da actual Administração norte-americana é a falta de moralidade do Presidente e sustenta-se que, apesar de ter sido eleito como representante do partido republicano, não defende as ideias dos conservadores, como a liberdade de pensamento ou a liberdade do mercado.

Assuntos Governação  

Leia também
  • 04/09/2018 12:22:23

    Ministra francesa do Desporto surpreende ao comunicar renúncia

    Paris - A ministra francesa do Desporto, Laura Flessel, surpreendeu ao renunciar ao cargo hoje, terça-feira, mesmo dia para o qual está prevista uma reestruturação do governo após a saída do ministro de Ecologia, Nicolas Hulot, na semana passada.

  • 30/08/2018 17:48:09

    Suu Kyi deve deixar governo por causa da limpeza étnica em Mianmar

    Banguecoque - A Prémio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi, que dirige o governo civil de Mianmar, deveria afastar-se do cargo em protesto contra a limpeza étnica dos muçulmanos rohingyas pelo Exército nacional, declarou hoje o alto comissário dos Direitos Humanos da ONU, Zeid Ra'ad Al Hussein.

  • 30/08/2018 17:22:46

    Ministro norueguês renuncia ao cargo para priorizar a esposa

    Oslo - O ministro norueguês dos Transportes, Ketil Solvik-Olsen, anunciou nesta quinta-feira em Oslo, Noruega, a sua renúncia ao cargo para dar prioridade durante um ano à carreira da esposa, médica, um gesto considerado exemplar para a paridade entre homens e mulheres.