Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

09 Setembro de 2018 | 17h06 - Actualizado em 09 Setembro de 2018 | 17h05

Síria: Lançados novos bombardeios contra província de Idlib

Síria - Apoiado pela Rússia, o governo sírio retomou neste domingo, após uma breve pausa, os bombardeios na província de Idlib, no noroeste da Síria - informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), que relata pelo menos um morto.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

No sábado, os caça - bombardeiros russos lançaram os "mais intensos" ataques em um mês nessa província, de acordo com o OSDH.

Hoje, depois de algumas horas de pausa, "helicópteros das forças do regime largaram cerca de 40 barris de explosivos na localidade de Hbit, no sul da província, matando pelo menos um garoto", disse o director do OSDH, Rami Abdel Rahman.

Em paralelo, acrescentou, a aviação russa lançou "mais de dez ataques" sobre a cidade de Latamné, no nordeste da província de Hama, zona adjacente a Idlib e que também é controlada por rebeldes e grupos extremistas.

Os bombardeios atingiram um hospital, que ficou fora de serviço.

Desde quinta-feira, centenas de famílias fogem de suas casas nos sectores bombardeados de Idlib, na mira de Damasco e de Moscovo por sua proximidade com as zonas controladas pelas forças leais ao governo sírio.

Na sexta-feira, fracassou uma cimeira entre os presidentes de Rússia e Irão, aliados do governo Bashar al-Assad, e Turquia, que apoia os rebeldes, para chegar a um compromisso sobre Idlib.

A província de Idlib e os focos rebeldes nas províncias vizinhas de Hama, Aleppo e Latákia contam com mais de três milhões de habitantes, metade deslocada, afirma a ONU, que teme uma "catástrofe humanitária" em caso de ofensiva.

Assuntos Conflito  

Leia também
  • 11/11/2018 03:09:22

    Síria protesta à ONU por ataque aéreo de coligação liderada pelos EUA

    Beirute - O governo sírio protestou à Organização das Nações Unidas (ONU) contra o ataque aéreo da coligação liderada pelos Estados Unidos contra o Estado Islâmico, que teria matado 26 civis em Hajin, na região Deir al-Zor, no leste, informou a imprensa estatal neste sábado.

  • 05/11/2018 18:05:14

    Forças coligadas intensificam combates no Iêmen

    Adem - Os combates em terra e no ar se intensificaram nesta segunda-feira em torno da cidade portuária de Hodeida, nas mãos dos rebeldes huthi no oeste do Iêmen, apesar de a coligação que os opõe, liderada pela Arábia Saudita, assegurar que não houve uma escalada do conflito.

  • 04/11/2018 07:14:38

    Ataques da coalizão contra EI na Síria matam 14 civis, diz OSDH

    Damasco - Ao menos 14 civis morreram, sábado, em ataques aéreos da coalizão internacional antiextremista, liderada pelos Estados Unidos, contra o último reduto do grupo Estado Islâmico (EI) no leste da Síria, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

  • 01/11/2018 23:01:30

    Netanyahu denuncia 'hostilidade' da UE contra Israel

    Jerusalém - O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu denunciou nesta quinta-feira "a atitude hipócrita e hostil da União Europeia" (UE) contra Israel, antes de partir para a Bulgária, onde deve se reunir com quatro dirigentes da região