Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

12 Setembro de 2018 | 00h15 - Actualizado em 12 Setembro de 2018 | 10h49

Papa encontra-se com líder dos bispos dos EUA

Roma - O Vaticano anunciou terça-feira que o papa Francisco vai encontrar-se na quinta-feira com o líder da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, para discutir os abusos sexuais e alegado encobrimento de casos que assolam a Igreja Católica.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O cardeal Daniel DiNardo, líder da Conferência dos Bispos Católicos norte-americanos, afirmou que pretende que o papa Francisco autorize uma investigação do Vaticano sobre o caso do antigo cardeal Theodore McCarrick, que foi removido do cargo em Julho, acusado de molestar sexualmente e assediar menores e adultos.

Daniel DiNardo também defendeu que as informações sobre o alegado encobrimento da má conduta de Theodore McCarrick, por parte das principais autoridades do Vaticano e do próprio papa, também merecem uma resposta.

O porta-voz do Vaticano, Greg Burke, disse que DiNardo vai encontrar-se com o papa Francisco Francis na quinta-feira no Palácio Apostólico, junto com o cardeal Sean O'Malley, o principal assessor do papa para os assuntos de abusos sexuais.

O papa Francisco recusou-se a responder a um documento de 11 páginas, publicado em 26 de Agosto pelo arcebispo Carlo Maria Viganò, ex-núncio apostólico nos Estados Unidos da América, no qual acusava Francisco de não ter sido célere na denúncia e resolução dos casos de pedofilia.

O arcebispo acusou mais de duas dúzias de pessoas do Vaticano e oficiais dos Estados Unidos da América de saberem e de encobrirem o antigo cardeal Theodore McCarrick.

Carlo Maria Vigano referiu que o papa Francisco anulou as sanções canónicas a Theodore McCarrick, que tinham sido impostas pelo papa Bento XVI em 2009 e 2010, salientado que o Vaticano sabia, pelo menos desde 2000, que o antigo cardeal dormiu com seminaristas.

Leia também
  • 07/02/2019 07:35:52

    Acidente: Recuperado corpo no avião que caiu com Emiliano Sala

    Londres - As autoridades britânicas anunciaram nesta quarta-feira (6) ter recuperado o corpo localizado no avião que caiu no Canal da Mancha levando o jogador de futebol argentino Emiliano Sala e o piloto da aeronave, sem informar a quem corresponde.

  • 07/02/2019 07:21:20

    Austrália: Sector agro-pecuário sofre com inundações

    Melbourne - Depois de problemas com a seca registada em 2018, os agropecuaristas do nordeste da Austrália sofrem, agora, com as inundações sem precedentes que matam seus animais, anunciaram autoridades locais nesta quarta-feira (6).

  • 07/02/2019 07:04:19

    EUA: Trump indica crítico do BM para presidir a entidade

    Washington - O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, indicou nesta quarta-feira (6) David Malpass para conduzir o Banco Mundial (BM). Ele é um forte crítico da entidade que é uma das principais fontes de financiamento de programas de desenvolvimento.

  • 07/02/2019 06:46:45

    Negócios: Deficit comercial dos EUA cai em Novembro

    Nova Iorque - O deficit comercial dos Estados Unidos da América (EUA) se afastou em Novembro de seu recorde em 10 anos do mês anterior, depois que as importações caíram mais do que as exportações, de acordo com um relatório oficial divulgado nesta quarta-feira (6).