18 Setembro de 2018 | 17h04 - Actualizado em 18 Setembro de 2018 | 17h04
Avião russo com 15 militares foi abatido acidentalmente na Síria
Moscovo - O avião Il-20, com 15 militares russos a bordo que desapareceu na segunda-feira sobre o Mediterrâneo, foi abatido acidentalmente por um míssil s-200 da defesa anti-aérea síria e que todos os seus ocupantes morreram, informou nesta terça-feira o Ministério da Defesa da Rússia.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Mapa da Síria
Foto: Tarcísio Vilela
O erro foi provocado por "acções irresponsáveis" de Israel, cujos aviões atacaram o território sírio utilizando como escudo contra a defesa anti-aérea síria o avião russo, que regressava para a sua base na província de Lataquia, disse o porta-voz do ministério, general Igor Konashenkov.
"Os pilotos israelitas protegeram-se atrás do avião russo, expondo-os ao fogo da defesa anti-aérea síria", disse o militar russo, ressaltando que a bordo do avião estavam 15 militares russos, e não 14, como foi informado inicialmente.
Ele explicou que os quatro aviões F-16 israelitas que bombardearam a província de Lataquia "criaram de maneira premeditada uma situação perigosa para os navios de superfície e aviões que estavam na região".
"O comando aéreo israelita e os pilotos dos F-16 não puderam ver a aeronave russa, pois ela desceu a uma altitude de cinco quilómetros. Apesar disso, premeditadamente cometeram esta provocação", afirmou Konashenkov.
O porta-voz da defesa afirmou que Israel não comunicou com o devido adiantamento ao comando do agrupamento russo destacado na Síria dos seus planos de ataque e que avisou apenas segundos antes de acontecer, o que não permitiu levar o Il-20 para uma área segura.
O avião, um turbopropulsor de exploração, foi derrubado por volta das 23 horas (hora local) de segunda-feira, quando voava sobre as águas do Mediterrâneo, a 35 quilómetros da costa síria, e regressava para a Base Aérea de Khmeimim, onde a Rússia possui um agrupamento aéreo.
Assuntos Acidentes
Leia também
- 05/02/2019 13:06:29
Deslizamentos de terra faz pelo menos 14 mortos na Bolívia
La Paz - Dois deslizamentos de terra numa estrada no Departamento de La Paz, na Bolívia, causaram durante o fim-de-semana pelo menos 14 mortos e 53 feridos, anunciou hoje à Lusa o ministro do Interior do país.
- 28/01/2019 11:11:37
Ex-piloto apela a novas buscas do avião MH370 da Malaysia Airlines
Antananarivo - Um piloto reformado apelou às autoridades competentes que retomassem as buscas pelo avião MH370 da Malaysia Airlines e que se concentrassem na zona de Madagáscar por temer que este tenha sido sequestrado, informou hoje a Lusa.
-
25/01/2019 18:43:51
Messi pede prosseguimento pelas buscas de Emiliano Sala
Barcelona - O astro argentino Leonel Messi pediu, nesta sexta-feira, o prosseguimento das buscas do seu compatriota Emiliano Sala, após o avião que o transportava da França para Grã-Bretanha ter desaparecido na última segunda-feira sobre o Canal da Mancha.
- 25/01/2019 13:13:03
Mineiros abriram 1,5 metros de galeria para chegar à criança que caiu num poço
Málaga, Espanha - A galeria para resgatar a criança de dois anos que caiu há 12 dias num poço em Totalán, Málaga, tinha ao início do dia de hoje apenas 1,5 de comprimento dos quatro necessários para chegar até ao menino.