Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

19 Setembro de 2018 | 17h03 - Actualizado em 19 Setembro de 2018 | 17h03

Líder catalão só aceitará referendo que inclua a independência

Barcelona - O presidente da região da Catalunha, Quim Torra, afirmou nesta quarta-feira que não aceitará como solução política para a província um referendo de auto-governo que não inclua a opção de independência.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira da Espanha

Foto: Espanha

Em entrevista à Agência EFE, Torra disse que manterá a bandeira do diálogo e da mediação para resolver a disputa com o governo da Espanha, mas ressaltou que não vê nenhuma outra saída que não seja um referendo de auto-determinação.

As declarações foram proferidas antes da reunião que o partidário terá com o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, em Outubro deste ano.

"O mais importante da próxima reunião é saber qual é a proposta do governo Sánchez. Não sei exactamente no que consistiria este novo marco de autogoverno", afirmou o líder catalão.

"Espero que em Outubro ponhamos as cartas sobre a mesa e saibamos exactamente qual é a proposta política de Sánchez", referiu.

O presidente regional da Catalunha alertou que não aceitará menos do que a Escócia, em referência ao referendo realizado em 2014.

A declaração ilegal de independência aprovada pelo parlamento regional da Catalunha completará um ano em 27 de Outubro. A medida levou o governo espanhol, então liderado por Mariano Rajoy, a dissolver a Câmara e assumir provisoriamente a gestão da região.

No entanto, as eleições regionais realizadas em Dezembro do ano passado colocaram mais uma vez os partidos independentistas no poder.
 

Assuntos Política  

Leia também
  • 08/11/2018 11:06:10

    Bolsonaro e Temer prometem transição 'fluida'

    Brasília - O presidente eleito Jair Bolsonaro e o actual chefe de Estado, Michel Temer, prometeram, nesta quarta-feira, em Brasília, uma transição "fluida" entre os seus governos.

  • 05/11/2018 11:09:49

    Família de Asia Bibi pede asilo ao Reino Unido, Canadá e Estados Unidos

    Islamabad - A família da cristã Asia Bibi, absolvida quarta-feira de uma condenação à morte por blasfémia pelo Supremo Tribunal do Paquistão, pediu asilo ao Reino Unido, Canadá e Estados Unidos por motivos de segurança, noticiou hoje a Lusa.

  • 03/11/2018 12:20:49

    Obama define plano militar de Trump na fronteira como "truque político"

    Miami - O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama denunciou nesta sexta-feira (2) como um "truque político" o plano de Donald Trump de enviar milhares de soldados à fronteira com o México para impedir a entrada de imigrantes no país.

  • 03/11/2018 12:11:51

    Maduro qualifica sanções dos EUA de 'criminosas e loucas'

    Caracas - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, qualificou nesta sexta-feira de "criminosas e loucas" as sanções impostas pelos Estados Unidos contra as suas exportações de ouro, afirmando que prejudicam mais o empresariado do que o Estado.