Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

20 Setembro de 2018 | 18h38 - Actualizado em 20 Setembro de 2018 | 18h38

Proposta de May sobre futura cooperação com UE é inviável, diz Tusk

Salzburgo, Áustria - O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, considerou nesta quinta-feira inviável a proposta da primeira-ministra britânica, Theresa May, sobre o marco da futura cooperação económica entre a UE e o Reino Unido.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Donald Tusk - Presidente do Conselho Europeu

Foto: MARCUS ERICSSON

"O marco da cooperação económica, da forma como está proposto, não funcionará. Acima de tudo, porque prejudicaria as liberdades internas [de livre-circulação]" da UE, afirmou Tusk, no término de uma cúpula europeia em Salzburgo, na Áustria.

Na noite de quarta-feira, Tusk pediu ao Reino Unido que "volte a trabalhar nas suas propostas" para destravar as negociações sobre o Brexit, que já estão na recta final.

Em Salzburgo, o presidente francês, Emmanuel Macron, insistiu na importância para os europeus permanecerem "unidos" e "coerentes", diante da proximidade do fim do prazo para as negociações sobre o Brexit.

"Haverá atrito", disse Macron, ao chegar à reunião dos 28.

"Sempre haverá momentos difíceis (...) mas devemos, no curto, médio e longo prazo, defender os interesses da UE", frisou Macron.

May acabou afirmando hoje que apresentará novas propostas "em breve" sobre a livre-circulação pela fronteira da Irlanda do Norte com a UE, de modo a desbloquear o Brexit. Esse é um dos maiores entraves à negociação.

Em conferência de imprensa, após os dois dias de cúpula, May confirmou que o seu governo trabalha numa saída ordenada da UE.

Assuntos Política  

Leia também
  • 12/11/2018 09:58:43

    Ex-presidente mexicano renúncia ao PAN

    Cidade do México - O ex-presidente mexicano Felipe Calderón renunciou hoje (12) ao Partido Acção Nacional (PAN), que o levou ao poder em 2006, por discordar dos actuais líderes, que "destruíram a democracia interna".

  • 08/11/2018 11:06:10

    Bolsonaro e Temer prometem transição 'fluida'

    Brasília - O presidente eleito Jair Bolsonaro e o actual chefe de Estado, Michel Temer, prometeram, nesta quarta-feira, em Brasília, uma transição "fluida" entre os seus governos.

  • 05/11/2018 11:09:49

    Família de Asia Bibi pede asilo ao Reino Unido, Canadá e Estados Unidos

    Islamabad - A família da cristã Asia Bibi, absolvida quarta-feira de uma condenação à morte por blasfémia pelo Supremo Tribunal do Paquistão, pediu asilo ao Reino Unido, Canadá e Estados Unidos por motivos de segurança, noticiou hoje a Lusa.

  • 03/11/2018 12:20:49

    Obama define plano militar de Trump na fronteira como "truque político"

    Miami - O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama denunciou nesta sexta-feira (2) como um "truque político" o plano de Donald Trump de enviar milhares de soldados à fronteira com o México para impedir a entrada de imigrantes no país.