11 Outubro de 2018 | 10h52 - Actualizado em 11 Outubro de 2018 | 11h51
Itália deve respeitar as regras da UE - Lagarde
Nusa Dua, Indonésia - A Itália, como membro da União Europeia (UE), deve "respeitar as regras do clube" em termos de disciplina orçamentária, afirmou a diretora geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, no momento em que a coligação populista que governa o país prevê o aumento do déficit.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Christine Lagarde - Directora-Geral do FMI (Foto arquivo)
Foto: Cortesia afp
"Quando você pertence a um clube e decide permanecer, deve respeitar as regras do clube. E isto se aplica sem dúvida alguma aos compromissos italianos de disciplina orçamentária", disse Lagarde à margem de uma reunião do FMI na ilha indonésia de Bali.
A coligação populista que governa a Itália fixou a meta de déficit em 2,4% do PIB para os próximos três anos, o que provocou na semana passada a irritação de Bruxelas e tensão no mercado financeiro.
O comissário europeu de Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, considerou que o projecto de orçamento italiano está fora das regras estabelecidas na zona do euro e classificou a dívida pública italiana de "explosiva".
Com nível de 132% de seu PIB, a Itália tem uma das maiores proporções de endividamento da Eurozona depois da Grécia.
Assuntos Diplomacia
Leia também
- 05/02/2019 14:53:35
Rússia quer desenvolver novo míssil antes de 2021
Moscovo - A Rússia planeia desenvolver até 2021 uma versão terrestre dos mísseis usados até agora pela Marinha russa, após Washington e Moscovo suspenderem a sua participação no tratado de armas nucleares de alcance intermediário, anunciou hoje o ministro da Defesa, Sergei Shoigu.
- 05/02/2019 13:42:04
Grupo de Lima compromete-se em não considerar opção militar na Venezuela
Ottawa - O Grupo de Lima, com a ausência do México, que se desvinculou da iniciativa após a chegada ao poder do presidente Andrés Manuel López Obrador, disse que vai reiterar o seu apoio a um processo de transição pacífica através de meios políticos e diplomáticos sem o uso da força.
-
05/02/2019 13:13:31
Merkel quer que empresas chinesas não partilhem informações com Estado
Tóquio - A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu hoje a Pequim algumas salvaguardas para garantir que as empresas chinesas não partilhem informações com o Governo Central, numa altura de grande desconfiança ocidental em relação aos comportamentos da gigante Huawei, noticiou a Lusa.
- 04/02/2019 19:24:46
França: Diplomacia francesa diz que foi alcançado compromisso à africana na RDC
Paris - O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, disse hoje que nas eleições na República Democrática do Congo (RDC) foi alcançado ?um compromisso à africana?, depois de anteriormente ter manifestado dúvidas sobre a vitória de Felix Tshisekedi.