Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

18 Janeiro de 2019 | 20h09 - Actualizado em 18 Janeiro de 2019 | 20h09

Trump reúne-se com braço direito de Kim Jong-un na Casa Branca

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reúne-se nesta sexta-feira (18) com o enviado norte-coreano Kim Yong-Chol, chefe de inteligência da Coreia do Norte e um dos principais negociadores do país com a Casa Branca.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira dos Estados Unidos

Foto: Divulgação

O encontro acontece após a reunião de Chol com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo.

O objetivo da visita, segundo a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, é discutir a desnuclearização da península coreana, assunto que pouco avançou após o encontro histórico de Trump com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em Singapura, em Junho do ano passado.

A expectativa é de que um novo encontro entre os presidentes seja possível.

Kim Yong Chol é considerado o braço direito de Kim Jong-un e é o primeiro funcionário norte-coreano de alto escalão em quase duas décadas a passar a noite na capital americana.

Chol é uma figura controversa, acusado de planear ataques à navios de guerra da Coreia do Sul durante o período que foi chefe de inteligência militar no seu país, em 2010.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos, responsável pelas agendas do primeiro escalão, não quis confirmar a visita de Kim Yong-chol até o último momento. Em Novembro, ele havia cancelado uma visita prevista à Casa Branca.

Assuntos Reunião  

Leia também
  • 18/01/2019 07:36:03

    EUA: Dirigente norte-coreano chega a Washington para reunião com Trump

    Washington - Um responsável norte-coreano de alto escalão chegou na noite de quinta-feira a Washington, após escala em Pequim, para se reunir com o secretário americano de Estado, Mike Pompeo, e possivelmente com o presidente Donald Trump, noticia a AFP.

  • 17/01/2019 09:08:00

    May pede à oposição que se concentre no "interesse nacional"

    Londres - A primeira-ministra britânica, a conservadora Theresa May, pediu quarta-feira às forças políticas da oposição do Reino Unido que se concentrem no "interesse nacional" do país para alcançar "um consenso" quanto aos próximos passos a dar para o 'Brexit'.

  • 15/01/2019 13:42:43

    Reunião do Conselho de Estado timorense permitiu debate "construtivo"

    Díli - A reunião de hoje do Conselho de Estado timorense, convocada pelo Presidente no âmbito do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2019, permitiu um debate "construtivo e substancial", disse à Lusa o ex-Presidente José Ramos-Horta.