Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

30 Janeiro de 2019 | 16h25 - Actualizado em 30 Janeiro de 2019 | 16h25

Comboios lotados na China para o Ano Novo lunar

Pequim - Milhões de chineses iniciaram o êxodo anual em direcção as suas cidades de origem para passar o tradicional Ano Novo lunar com as suas famílias, a maior migração humana anual.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira da China

Foto: Foto divulgação

Na estação ferroviária de Pequim, milhares de passageiros aguardavam pelas suas viagens.

O Ano Novo lunar é o feriado mais importante do país. É um momento de reunião familiar e os chineses devem chegar a suas cidades até segunda-feira à noite, véspera do início do Ano do Porco.

A bordo de um comboio que liga Pequim a Huaihua, pequena cidade da província de Hunan (centro), os passageiros preparavam-se para uma viagem de 32 horas, olhando os telefones celulares ou tomando chá.

Muitos estão sentados nas suas malas nos corredores ou em pequenos bancos dobráveis comprados nas plataformas. Outros estão sentados em pequenas cadeiras.

Nos vagões-leito, o clima é de festa: as famílias conversam e compartilham alimentos nos diferentes compartimentos. As crianças brincam nos corredores.

A empresa ferroviária espera transportar 413 milhões de pessoas no período do Ano Novo lunar (8,3 porcento a mais que em 2018), segundo a agência de notícias Xinhua.
 
 

Assuntos Sociedade  

Leia também