Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

03 Fevereiro de 2019 | 23h44 - Actualizado em 05 Fevereiro de 2019 | 08h50

Papa chega aos Emirados Árabes Unidos para visita histórica

Abu Dhabi - O Papa Francisco chegou, neste domingo, 3 de Fevereiro, aos Emirados Árabes Unidos, tornando-se o primeiro líder da Igreja Católica a pisar o solo da península arábica, berço do Islão.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Vaticano: Papa Francisco

Foto: Cedida pelo Vaticano


Antes de partir para os Emirados, Francisco pressionou as partes envolvidas na guerra do Iémen “para favorecerem de modo urgente o respeito dos acordos” para uma trégua em Hodeida (oeste), essencial para a distribuição de ajuda internacional.

Os Emirados Árabes Unidos participam na coligação internacional liderada pela Arábia Saudita que ajuda militarmente o governo iemenita na luta contra os rebeldes Huthis, apoiados pelo Irão.

“Acompanho com grande preocupação a crise humanitária no Iémen. A população está esgotada pelo longo conflito e muitas crianças passam fome. O grito destas crianças e dos seus pais eleva-se perante Deus”, disse o Papa no Vaticano.

Francisco também divulgou uma mensagem na rede social Twitter afirmando deslocar-se aos Emirados “como um irmão para escrever em conjunto uma página de diálogo e percorrer em conjunto os caminhos da paz”.


A visita deverá ser dominada pelo diálogo entre as religiões e o papa participa na segunda-feira numa conferência sobre o diálogo inter-religioso, uma iniciativa patrocinada pelo Conselho de Anciãos Muçulmanos, com sede nos Emirados, que visa combater o fanatismo religioso e promover uma postura moderada do Islão.


Na terça-feira, Francisco celebra uma missa histórica num grande estádio de Abu Dhabi, para a qual são esperados mais de 130.000 fiéis.

Cerca de um milhão de católicos — a maioria imigrantes asiáticos — vive nos Emirados, país cuja população é constituída por mais de 85% de expatriados, e podem praticar a sua religião em oito igrejas.
 

Assuntos Visita  

Leia também
  • 04/02/2019 17:29:52

    Presidente português visitou hoje o bairro Jamaica sem anúncio prévio

    Lisboa - O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou hoje, ao final da manhã, o bairro Jamaica, no Seixal, sem anúncio prévio, e aceitou o convite para estar presente na próxima festa da associação de moradores.

  • 04/02/2019 11:46:57

    Chanceler da Alemanha inicia visita ao Japão

    Tóquio - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, chegou nesta segunda-feira a Tóquio para uma visita de dois dias ao Japão, durante a qual realizará uma cimeira com o primeiro-ministro do país, Shinzo Abe, e participará de outros actos destinados a incrementar as relações bilaterais.

  • 03/02/2019 13:15:15

    Abu Dhabi se prepara para visita histórica do papa

    Abu Dhabi - As autoridades dos Emirados Árabes Unidos se preparam, neste domingo (3), para receber o papa Francisco, primeiro líder da Igreja católica a visitar a Península Arábica, berço do Islã.