Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

06 Fevereiro de 2019 | 17h30 - Actualizado em 06 Fevereiro de 2019 | 17h30

OTAN celebrará próxima cimeira em Londres em Dezembro

Bruxelas - O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, anunciou nesta quarta-feira que a próxima reunião da cimeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte acontecerá em Londres, em Dezembro, para celebrar os 70 anos da instituição, noticiou a AFP.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Logotipo da OTAN

Foto: Divulgação

"A próxima reunião de chefes de Estado e de Governo da OTAN acontecerá em Londres em Dezembro. É o marco ideal para comemorar os 70 anos de cooperação transatlântica", tuitou Stoltenberg, antes de recordar que Londres foi a primeira sede da Aliança em 1949.
A próxima reunião acontecerá num contexto de persistente tensão com o presidente americano, Donald Trump, pelas suas críticas aos aliados.
Em Janeiro, Trump reiterou a opinião de que os aliados se aproveitam há décadas do guarda-chuva de segurança americano e que a sua tarefa é acabar com a situação.
O encontro acontecerá alguns meses após a saída do Reino Unido da União Europeia, prevista para o fim de Março, e de uma reunião em 4 de Abril dos chanceleres da OTAN em Washington para celebrar a assinatura do Tratado do Atlântico Norte.
"A reunião de Londres será uma oportunidade para abordar os desafios de segurança que enfrentamos agora e no futuro e para garantir que a OTAN continua adaptando-se para manter milhões de pessoas salvas", destacou Stoltenberg.
A OTAN nasceu em 1949, quatro anos após o fim da II Guerra Mundial que devastou o continente europeu, com o objectivo de favorecer "o bem-estar e a estabilidade" na região situada ao norte do Trópico de Câncer.
Dos 12 países fundadores, entre eles Canadá e Estados Unidos, a OTAN chegou em 2017 a 29 membros.
 
Angop/CQ
Nnnn
 

Assuntos Reunião  

Leia também
  • 18/01/2019 20:09:19

    Trump reúne-se com braço direito de Kim Jong-un na Casa Branca

    Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reúne-se nesta sexta-feira (18) com o enviado norte-coreano Kim Yong-Chol, chefe de inteligência da Coreia do Norte e um dos principais negociadores do país com a Casa Branca.

  • 18/01/2019 07:36:03

    EUA: Dirigente norte-coreano chega a Washington para reunião com Trump

    Washington - Um responsável norte-coreano de alto escalão chegou na noite de quinta-feira a Washington, após escala em Pequim, para se reunir com o secretário americano de Estado, Mike Pompeo, e possivelmente com o presidente Donald Trump, noticia a AFP.

  • 17/01/2019 09:08:00

    May pede à oposição que se concentre no "interesse nacional"

    Londres - A primeira-ministra britânica, a conservadora Theresa May, pediu quarta-feira às forças políticas da oposição do Reino Unido que se concentrem no "interesse nacional" do país para alcançar "um consenso" quanto aos próximos passos a dar para o 'Brexit'.