Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

06 Fevereiro de 2019 | 05h58 - Actualizado em 06 Fevereiro de 2019 | 09h53

Trump diz que apenas um muro garante a segurança contra imigração ilegal

Washington - O Presidente dos Estados Unidos pediu aos responsáveis políticos do país para trabalharem juntos para resolverem os problemas da imigração ilegal nos EUA, reiterando que apenas um muro na fronteira com o México garantirá a segurança.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Donald Trump, Presidente dos EUA (arquivo)

Foto: Google Divulgação

Os legisladores "têm o dever moral de criar um sistema de imigração que proteja as vidas e empregos" dos norte-americanos, afirmou Donald Trump, durante o discurso do Estado da União, na terça-feira.

Republicanos e democratas "devem unir forças" para enfrentar esta "crise nacional", sublinhou.

Trump avisou que o Congresso "tem dez dias para aprovar um projeto de lei" para financiar o Governo e garantir a proteção da "perigosa fronteira sul".


Inicialmente previsto para 22 de janeiro passado, o discurso do Estado da União foi adiado, depois de a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, se ter recusado a receber a visita de Trump por considerar que o 'shutdown' [paralisação da administração norte-americana] e que afeta os serviços secretos norte-americanos, não garantia as condições de segurança necessárias durante a visita.


Para que o discurso do Estado da União pudesse acontecer o Presidente norte-americano assinou uma legislação que permite o financiamento das estruturas governamentais até 15 de fevereiro, permitindo a reabertura após um 'shutdown' de 35 dias, o mais longo da história.

O impasse que envolve o Presidente e a maioria democrata na Câmara dos Representantes está longe de ter terminado, já que Trump está preparado para um novo 'shutdown', se o Congresso não autorizar a construção do muro na fronteira.

Os democratas recusaram aprovar um financiamento de 5,7 mil milhões de dólares (cinco mil milhões de euros), que Trump reclamava para construir um muro na fronteira com o México.

O discurso do Estado da União decorre da obrigação que a Constituição dos EUA impõe ao Presidente para que preste "regularmente ao Congresso informações sobre o Estado da União".

Assuntos Internacional  

Leia também