Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

11 Fevereiro de 2019 | 15h57 - Actualizado em 11 Fevereiro de 2019 | 17h37

Rússia prepara resolução "conciliadora" sobre Venezuela na ONU

Moscovo - A Rússia prepara um projecto de resolução "conciliadora" sobre a Venezuela para apresentá-lo ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), informou nesta segunda-feira o responsável para América Latina do Ministério das Relações Exteriores, Alexander Shchetinin.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira da Rússia

Foto: Angop-Pesquisa

"Propusemos um projecto que pode ser a base para o consenso ou, pelo menos, que possa obter a maioria dos apoios", disse o diplomata, que não revelou o conteúdo da minuta.

Shchetinin explicou que actualmente os países debatem as distintas propostas que serão submetidas ao Conselho de Segurança, entre elas uma americana que exige novas eleições na Venezuela.

A Rússia expressou firme apoio ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro, diferentemente da posição adoptada por Estados Unidos, Canadá e a maioria dos países latino-americanos e europeus, que deram apoio ao presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, que se declarou presidente interino da Venezuela, no dia 23 de Janeiro.

A Rússia, um dos principais apoios de Maduro junto com a China e a Turquia, rejeita o pedido da Europa e dos Estados Unidos para que Maduro convoque novas eleições.

O governo russo também criticou a ingerência externa em assuntos internos da Venezuela, especialmente por parte dos Estados Unidos e defendeu que sejam os próprios venezuelanos os que resolvam a crise.

Assuntos Internacional  

Leia também