Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

08 Novembro de 2019 | 19h35 - Actualizado em 08 Novembro de 2019 | 19h35

Erupção vulcânica submarina provoca surgimento de nova ilha no Pacífico

Brasília - A "antiga" ilha de Lateiki, que surgiu em 1995 como consequência de actividade vulcânica, está agora submersa, porém, no mês passado, surgiu outra ilha ainda maior de 400 metros de comprimento, informam geólogos, citados pela agência Sputnik.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

As imagens de satélite, divulgadas no início deste mês, demonstram o surgimento de uma nova ilha Lateiki (que pertence ao arquipélago de Tonga, um país localizado na Oceania), que é três vezes maior do que a antiga ilha.

A mais recente erupção vulcânica, registada pelos Serviços de Meteorologia de Tonga, ocorreu no dia 14 de Outubro. Destaca-se também que uma aeronave da Nova Zelândia ajudou a recolher dados sobre a ilha emergente.

​Tonga é um arquipélago composto por cerca de 170 ilhas no sul do oceano Pacífico e está localizada em uma zona sismicamente activa conhecida como o Anel de fogo do Pacífico, onde regularmente ocorrem fortes terramotos e erupções vulcânicas.

Novas ilhas podem surgir devido a vários mecanismos naturais tais como erosão, erupção vulcânica, ou degelo dos glaciares.

Assuntos Clima  

Leia também