Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

07 Novembro de 2019 | 15h54 - Actualizado em 07 Novembro de 2019 | 15h54

UE preocupada com incidente envolvendo inspectora nuclear da ONU

Viena - A União Europeia (UE) manifestou-se hoje "muito preocupada" com o incidente envolvendo uma inspectora da ONU que foi impedida por Teerão de entrar numa central de enriquecimento de urânio, segundo noticia a AFP.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira da União Europeia(UE)

Foto: Divulgação

"Estamos muito preocupados com o incidente que envolveu um inspector da AIEA [Agência Internacional da Energia Atómica]", indicou o representante da UE numa declaração ao Conselho de governadores da agência da ONU, que hoje de manhã se reuniu em Viena, segundo a declaração que a AFP consultou.

"Apelamos ao Irão para assegurar que os inspectores da AIEA possam desempenhar as suas funções adequadamente", segundo a mesma fonte.

O Irão retirou a acreditação de uma inspectora da ONU após um incidente na semana passada durante um controlo de entrada na fábrica de enriquecimento de urânio Natang, segundo um comunicado oficial.

Durante a verificação, a inspectora da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) levantou suspeitas sobre a posse de um produto suspeito", é referido na nota publicada hoje no 'site' oficial da Organização de Energia Atómica do Irão (OIEA).

O Irão retomou hoje as actividades de enriquecimento de urânio em 1.044 centrifugadoras na central de Fordo, apontou em comunicado da AIEA.

As centrifugadoras vão começar a enriquecer urânio até 4,5%, além dos limites do acordo nuclear, mas não chega nem perto dos níveis necessários para fabricar armas nucleares (90%).

Assuntos Internacional  

Leia também
  • 07/11/2019 15:48:21

    OTAN está em morte cerebral e a Europa em risco - Macron

    Paris - O Presidente de França, Emmanuel Macron, alertou hoje que a organização de defesa que junta a Europa aos Estados Unidos, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), está em "morte cerebral" devido ao afastamento dos EUA e ao comportamento da Turquia.

  • 07/11/2019 15:37:27

    Sobe para nove número de mortos em naufrágio perto de Lanzarote

    Teguise - O número de migrantes mortos no naufrágio de uma embarcação perto de Lanzarote, na quarta-feira, subiu hoje para nove após quatro corpos terem sido resgatados no mar pelas autoridades espanholas, informaram as autoridades das Ilhas Canárias, citadas pela Lusa.

  • 06/11/2019 19:03:01

    Espanha/Eleições: Catalunha domina campanha e condiciona debate político

    Madrid - A presença de um forte movimento independentista na Catalunha está a dominar a campanha eleitoral em Espanha e a condicionar as propostas e discurso de todos os partidos políticos nacionais que lutam pelo voto nas eleições do próximo domingo.