Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

15 Novembro de 2019 | 17h24 - Actualizado em 16 Novembro de 2019 | 16h19

Cuba repatriará 725 funcionários da Bolívia

La Paz - O governo cubano repatriará a partir desta sexta-feira 725 "funcionários de cooperação" da Bolívia, que se encontravam neste país a pedido do ex-presidente Evo Morales, para trabalharem na saúde, educação, informou a chanceler boliviana Karen Longaric.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Arte das Bandeiras de Cuba e da Bolivia

Foto: Divulgação

"Houve uma longa conversa com o chanceler de Cuba, Bruno Rodríguez, em termos muito respeitosos, muito amistosos. Eles estão retirando a partir desta sexta-feira 725 cidadãos cubanos que cumprem funções de cooperação em diferentes áreas", afirmou Longaric.

"Acho que é oportuna e necessária essa saída, e acho que isto também vai permitir um tratamento respeitoso, como sempre houve entre Cuba e Bolívia", acrescentou.

A saída dos funcionários acontece num contexto em que vizinhos da cidade de El Alto entregaram à polícia, na quarta-feira, três cidadãos cubanos com uma mochila na qual transportaram 90.000 bolivianos (cerca de 13.000 dólaes) destinados, segundo as autoridades, a financiar movimentos de protesto contra o novo governo provisório.

Longaric não se referiu a esta versão numa reunião com jornalistas locais. A chefe da diplomacia boliviana também revelou que "tudo leva a tirar os funcionários que temos na Venezuela e reconstituir as relações da Bolívia com esse país, mas num contexto de democracia e respeito fundamental pelos princípios do direito internacional e, fundamentalmente, por respeito pelos direitos humanos".

Assuntos Cooperação  

Leia também
  • 07/11/2019 17:45:55

    Grupo de Lima reúne-se na sexta-feira em Brasília

    Brasília - Ministros e representantes dos países do Grupo de Lima vão reunir-se na sexta-feira em Brasília para analisar a situação política da Venezuela e evitar a crise que levou milhões de pessoas a abandonar o país.

  • 07/11/2019 15:02:20

    Rússia e Índia desenvolvem programa de cooperação militar

    Moscovo - A Rússia e a Índia coordenam um programa de cooperação na área da indústria de defesa até ano de 2030, informou o vice-primeiro-ministro russo, Yuri Borisov.

  • 06/10/2019 17:39:59

    Presidentes celebram amizade "imortal" entre China e Coreia

    Pyongyang - O presidente chinês, Xi Jinping, elogiou, a relação "durável, saudável e estável" entre China e Coreia do Norte, informou hoje (domingo), a agência de notícias estatal Xinhua, no momento em que os dois países celebram o 70º aniversário de suas relações diplomáticas.