Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

16 Dezembro de 2019 | 12h34 - Actualizado em 16 Dezembro de 2019 | 12h33

Vala comum com 643 corpos de civis descoberta no Iraque

Bagdad - Uma vala comum com os restos mortais de 643 civis foi descoberta perto de um campo de batalha do Estado Islâmico no Iraque, anunciou hoje a Lusa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

As autoridades acreditam que os corpos encontrados no interior deverão pertencer a membros de uma tribo sunita tomada como alvo pelas milícias iraquianas. 

Segundo o meio de comunicação saudita Al Arabiya, citado pelo Independent, fontes oficiais confirmaram que os corpos encontrados na berma de uma estrada, a 5 quilómetros de Fallujah, pertenciam à tribo al-Muhamdah - um grupo que desapareceu em 2016 e que não foi visto desde então.

O território deverá ter estado sob o controlo de soldados iraquianos, que dão pelo nome de Unidades de Mobilização Popular (PMU), um conjunto de milícias acusadas pelos Estados Unidos e Israel de serem apoiadas pelo Irão. Essas milícias estavam entre outras envolvidas na retirada do Estado Islâmico do país e foram a chave na batalha de Fallujah, onde lutaram lado a lado com o exército iraquiano para libertar a cidade, em 2016.

No entanto, pouco depois da libertação do território a Amnistia Internacional deu conta de que pelo menos 643 homens e jovens tinham desaparecido da região numa série de raptos por homens que se identificavam como pertencendo às Unidades de Mobilização Popular (PMU).

O grupo predominantemente xiita é formado por múltiplas facções, várias milícias juram lealdade ao líder supremo iraniano, Ali Khamenei.

As mortes deverão estar relacionadas com a milícia iraquiana que libertou Fallujah do Estado Islâmico.

Assuntos Mortos  

Leia também
  • 13/12/2019 16:20:48

    Explosão de bomba no leste do Afeganistão provoca dez mortos

    Cabul - Dez pessoas, incluindo quatro mulheres e uma criança, morreram hoje no leste do Afeganistão, após a explosão de uma bomba quanto o carro que os transportavam passava pelo local do incidente, indicaram uma autoridade local e o ministério do Interior afegão.

  • 12/12/2019 15:49:21

    Manifestantes espancam e enforcam homem em de Bagdad

    Badgad - Um atirador foi hoje desarmado e enforcado por manifestantes antigovernamentais após ter morto a tiro seis pessoas numa praça central de Bagdad, afirmaram fontes oficiais.

  • 22/11/2019 18:05:35

    Pelo menos três mortos e 98 detidos nos protestos na Colômbia

    Bagotá - Pelo menos três pessoas morreram e outras 98 foram detidas durante os protestos de quinta-feira na Colômbia contra as políticas sociais e económicas do presidente, Iván Duque, segundo um comunicado hoje divulgado pelo ministério da defesa.